Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Vejo flores em você!
em: Datas Especiais
14/05/2014 11:05

É agradável de presentear. Mais ainda de receber. Ganhar flores, quem diria, virou até tema de pesquisa científica da Rutgens University, nos EUA. O resultado comprovou o que sabíamos: ganhar flores eleva o bem-estar e a autoestima.

Não faltam ocasiões para oferecer flores: aniversários, comemorações especiais como noivados ou bodas, festas, jantares, encontros, promoções de trabalho, estreias ou lançamentos de livros. É muito simpático para desculpar-se da ausência em um evento ou ainda para agradecer um grande favor. Símbolo universal de carinho, ajudam reconciliações, a estreitar um relacionamento, a reafirmar o amor.

+ As cores e os significados das flores para o buquê
+ Como escolher o presente certo para cada ocasião?

E podem perfeitamente agradar aos homens. Consultores em etiqueta garantem que é extremamente chique surpreender o marido, namorado ou pai com arranjos de folhagens e ervas, lírios, cactos, orquídeas, bonsais, entre outros.
Flores devem sempre ser acompanhadas de um cartão e, de preferência, de algumas instruções sobre os cuidados. Você pode oferecer os tradicionais e belos buquês ou estilosos ikebanas (arranjos florais). De origem chinesa, a composição tem origem na tradição budista, mas ganhou conotação decorativa e deve agradar pela originalidade e personalização que representa.
Outra sugestão para surpreender é oferecer mudas de flores, plantas, ervas medicinais e aromáticas ou mesmo de árvores frutíferas, que podem ser entregues em vasos decorativos para serem replantadas. O presente terá certo significado de perenidade, pois, se cultivada corretamente, a planta embelezará a casa do presenteado por muitos anos.
Seguindo esta tendência, no último dia dos namorados, uma campanha original e inusitada foi promovida na internet: oferecer sementes de flores no lugar dos buquês. A ideia ecologicamente correta embutia a mensagem romântica do casal acompanhando o crescimento das flores – numa analogia ao próprio relacionamento – ao invés de presenciar a rápida degradação da planta morta ao ser cortada do pé.

Linguagem das flores
Além de muito carinhoso, oferecer flores pode incluir uma mensagem especial. Por trás de cada espécie, há um significado, como uma linguagem própria.
A tradição de utilizar flores como expressão de sentimentos é originária da Turquia e ficou imortalizada em 1819, com a publicação de Le langage dês fleurs (Linguagem das flores), obra da francesa Madame de la Tour sobre os símbolos florais.
Atualmente são várias as vertentes dos significados. Confira algumas simbologias conhecidas.
• Amarílis: ligada à lenda grega de Apolo, está relacionada ao orgulho.
• Azaléia: transmite elegância e felicidade
• Begônia: a pureza do espírito e das emoções é o legado da bela flor.
• Bromélia: ideal para conservar uma amizade, a flor representa felicidade plena e perenidade.
• Cravo: simboliza amor puro e entrega.
• Copo-de-leite: paz, inocência e pureza associada ao sagrado.
• Flor-de-lis: um dos símbolos da França, a espécie está atrelada à nobreza da França.
• Girassol: altivez, respeito e integridade são facilmente inspirados pela majestosa flor.
• Margarida: representa inocência, simplicidade, pureza, amor leal.
• Miosótis: graciosas e pequeninas pétalas de amor verdadeiro.
• Narciso: universalmente conhecido como símbolo da vaidade devido à lenda grega.
• Orquídea: entre vários adjetivos como sabedoria, perfeição e desejo, é a beleza feminina o mais conhecido.
• Prímula: símbolo da juventude, do equilíbrio e da objetividade.
• Tulipas: pode ser uma declaração de amor se forem vermelhas. São também uma ode à beleza, prosperidade e amizade.
• Violetas: as simpáticas flores multicoloridas representam modéstia e simplicidade. Eram as preferidas dos gregos.

Belas rosas
Rosas merecem um capítulo à parte. Diz a lenda mitológica que foi do sangue de Afrodite, deusa do amor, que nasceu a rosa. A flor foi a preferida do Império Romano e era presença obrigatória em casamentos ornando as coroas dos esposos.
Para os egípcios eram parte importante dos ritos funerários, costume comprovado pela descoberta de buquês no sarcófago do faraó Tutankamon. Eram ainda utilizadas como ingrediente de base nos rituais de mumificação.
Hoje rosas estão estreitamente ligadas ao amor romântico e à paixão. Mas a cor de suas pétalas modifica a simbologia: vermelhas para expressar paixão; cor-de-rosa para ressaltar o amor sublime; brancas para destacar pureza e amarelas para demonstrar amizade e preocupação.
Existem cerca de 150 espécies de roseiras botânicas e milhares de híbridos e variedades cultivadas.

Boa sorte!
Quer presentear sorte e proteção? A dica é o Vaso das Sete Ervas que, segundo a crença, traz boa sorte e espanta as energias negativas.
É formado geralmente por arruda, comigo-ninguém-pode, pimenta, espada-de-São-Jorge, manjericão, alecrim e guiné. Se preferir, substitua a comigo-ninguém-pode, altamente tóxica, pelo trevo-de-quatro-folhas.
De acordo com o Feng Shui, outra opção é oferecer cacto, muito poderoso para purificar ambientes. 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário