Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Convidado, comporte-se!
em: Festas
30/05/2014 09:40
 O grande segredo de nunca dar vexame é seguir o bom senso. Alguns preceitos básicos, contudo, ajudam a ser um convidado elegante.
Respeite o convite
A mais básica e fundamental regra que um convidado deve seguir, seja para casamento, festa, jantar ou demais eventos, ainda que informais, é entender e respeitar a limitação do convite. Se destinado a sr. X e família, refere-se ao casal, aos filhos e, se houver, a avós e a sobrinhos que moram na mesma casa. Já a especificação sr. X e sra. X – ou modos mais informais – convida apenas o casal, excluindo filhos e demais familiares.

+ Confira nossas dicas de etiqueta básica para ocasiões formais
+ A roupa certa para cada ocasião

Em convites formais, repare se existe a sigla R.S.V.P. (expressão francesa Respondéz s'il vous plait: responda, por favor), que geralmente está abaixo e à esquerda, seguida de um número de telefone e prazo para confirmação da presença. É importante atender à solicitação, pois os anfitriões dependem de uma estimativa correta para planejarem com sucesso o evento.
Finalmente, confira previamente o horário e programe-se para comparecer com uma pequena antecedência em ocasiões solenes e formais. Festas ou jantares com amigos aceitam uma pequena flexibilidade, que obedeça, lógico, o bom senso. Atrasos perceptíveis são deselegantes, assim como ser o último a ir embora também é bem chato.

Bem vestido para a ocasião
Se o traje estiver mencionado no convite, siga à risca a indicação. Caso contrário, para não errar e se sentir deslocado, novamente apele ao bom senso.
Em casamentos, vista-se de acordo com o horário, o local e o estilo. Ainda que o evento ocorra em clima de informalidade, não se descuide: não vá de tênis, camiseta e jeans, por exemplo. E não use branco. A noiva agradece.
Jantares, aniversários e outros eventos podem suscitar dúvida. Não há problema em questionar quem está convidando sobre o grau de formalidade da ocasião. Eventos informais, como aniversários de criança, batizados e almoços, pedem o traje esporte, que, lembre-se, é bem diferente de “uniforme de caminhar na esteira”. Este inclui calça jeans com uma blusa mais fina ou camisa social, vestidos leves, terninhos, camisas pólo e calças de sarja para homens, etc.
Já almoços de negócios, vernissages, conferências e outros eventos mais formais, pedem traje passeio, no qual se encaixam perfeitamente vestidos, tailleurs, calça e blusa de bons tecidos, blazers sem gravatas ou ternos com gravata.

Nas refeições
Quando são servidas refeições, geralmente o couvert antecipa o prato principal. São servidos aperitivos, como pãozinho com manteiga. Aqui vale a dica: a espátula é para passar manteiga, não cortar o pão, que já está em pedaços pequenos.
Para não se atrapalhar com os talheres, lembre-se de que eles estão dispostos de acordo com a ordem dos pratos, começando de fora para dentro. Na dúvida, siga o que a maioria dos convidados está fazendo.

Onde coloco o presente?
Em casamentos, não é de bom tom levar o presente na cerimônia ou festa. Se houver lista, a loja costuma enviar o presente diretamente aos noivos. Caso contrário, a regra manda encaminhá-lo com antecedência.
Já se for mesmo impossível evitar levar o presente no dia da festa, deixe-o no carro ou entregue ao recepcionista do bufê. Na falta de alguém do cerimonial, deixe com os pais dos noivos, ao se despedir.

Nunca, jamais, em hipótese alguma
• Não fique bêbado.
• Não publique fotos dos noivos em redes sociais.
• Não leve talheres ou objetos da decoração para casa.
• Não pegue ou peça lembrancinhas a mais para levar para quem quer que seja (o mesmo vale para docinhos, bolo e outros comes e bebes).
• Não fume em local fechado.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário