Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Centenário do Prédio do Museu
em: Santo André, passado presente
18/06/2014 09:30
 Em julho, o prédio localizado no nº 470 da Rua Senador Fláquer completa 100 anos. Com tanta história a contar, nada mais natural do que ele ser a sede de nosso museu.

O edifício começou a ser construído em 1912 para abrigar o primeiro estabelecimento oficial de ensino da região, já que as poucas escolas existentes então eram pequenas e, em sua maioria, funcionava nas casas dos professores. Instalado em 1914, o I Grupo Escolar de São Bernardo dispunha de oito classes, onde meninos e meninas estudavam separados. Tinha, também, uma sala para o diretor e duas para os professores.

- Quem disse que passeios educativos precisam ser chatos? Conheça o Sabina Parque Escola do Conhecimento
- Você se lembra do Cine Teatro Carlos Gomes?

Com o tempo, o espaço tornou-se pequeno e, em 1978, a prefeitura cedeu ao governo do Estado um prédio novo para a escola (a atual E.E. Professor José Augusto de Azevedo Antunes), no bairro Casa Branca, e tornou-se proprietária do antigo. Depois de ser ocupado pelo serviço de promoção social por alguns anos, o lugar tornou-se o abrigo da história da cidade em 1990, quando as instalações do museu foram transferidas para lá.
Criado oficialmente em 1982, o Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa tem por objetivo aumentar o envolvimento das pessoas com o município e sua memória. Para isso, dispõe de um acervo de aproximadamente 70 mil itens, abrangendo o período do final do século XIX até os dias atuais.
Além deles, o próprio prédio centenário é um convite à visitação. Em estilo neoclássico, ele foi projetado por José Van Humbeeck, com fachada de G. B. Maroni, seguindo um padrão comum às escolas estaduais da época. E é impossível deparar-se com o pátio interno da construção em forma de “U”, com os adornos em madeira rendilhada nas colunas da varanda ou com os enormes pés direitos das salas de aula assoalhadas sem se sentir voltando no tempo.
O Museu de Santo André funciona de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30 e aos sábados, das 9h00 às 14h30.

x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário