Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Previna-se do caos da rede elétrica
em: Equipamentos e Utensílios Domésticos
25/06/2014 09:00
Variações e interrupções do funcionamento da rede elétrica têm sido frequentes – e não apenas na temporada de chuvas. Previna-se de danos aos equipamentos e saiba como pedir ressarcimento, em caso de avaria.
 
Apagões são sempre um transtorno. Não bastasse a paralisação de uma série de atividades pela falta de energia, ainda há riscos de danos, muitas vezes irreversíveis, aos tantos aparelhos eletrônicos que hoje integram nosso dia a dia devido a oscilações de tensão quando do retorno da eletricidade.
Para evitar avarias é importante ficar atento e se valer de algumas ferramentas que podem ser ligadas a aparelhos como computadores e periféricos, TVs, etc. Lembre-se, porém, de que não existe consenso sobre um aparato 100% eficaz. A única garantia é a retirada de todos os eletroeletrônicos da tomada, o que é inviável em ocasiões como a queda e o retorno abrupto de energia, a famosa “piscada de luz”. Por isto, vale a pena se cercar de alguns guarda-costas dos equipamentos.
Fundamental, ainda, é seguir as recomendações do fabricante sobre a potência nominal de cada um: a soma das potências dos equipamentos ligados a ele não deve exceder este limite.

- Economize energia apenas trocando as lâmpadas de casa
- Os benefícios da energia solar

Disjuntores ou fusíveis protegem a rede elétrica como um todo de sobrecarga, desligando automaticamente ao ter sua capacidade de circuito superada.
Estabilizadores protegem das variações bruscas de tensão da rede ao interromper o fornecimento de energia pela queima de um fusível de proteção sempre que a instabilidade for grande.
Filtros de linha podem reduzir as variações de energia e proteger contra curtos-circuitos, uma vez que possuem um fusível que bloqueia os surtos de tensão (como nos estabilizadores). Recomenda-se o uso de filtros de linha com suporte para filtragem eletromagnética.
No-break ou UPS (fonte de energia ininterrupta), indicado especialmente para equipamentos de informática, é mais seguro, além de fornecer energia por alguns minutos ou maiores períodos, dependendo da capacidade de sua bateria.
DPS é um dispositivo protetor de surtos de tensão que é instalado no quadro de distribuição central de rede elétrica. Não interrompe o fornecimento, mas protege contra uma descarga atmosférica direta ou indireta na rede elétrica. São indicados para regiões de grande incidência de raios.

Prejuízo: peça indenização
O consumidor que tiver equipamentos avariados por problemas da rede elétrica pode solicitar ressarcimento para a concessionária AES Eletropaulo.
O pedido deve ser feito por meio do formulário próprio, disponível no site www.aeseletropaulo.com.br ou nos postos de atendimento, que têm o endereço do local mais próximo informado na fatura da conta de luz. No documento é necessário descrever o aparelho com dados como marca, modelo e tensão, relatar o problema ocorrido e informar a data e o horário provável em que ocorreu a avaria. A solicitação deve ser encaminhada em, no máximo, 90 dias corridos, após a ocorrência do dano. Se o solicitante não for o titular da unidade consumidora, o pedido só será aceito mediante procuração do titular, sem firma reconhecida.
A indenização depende de análise técnica para confirmação de que o problema é decorrente da rede elétrica. A avaliação deve acontecer em até 10 dias corridos da abertura do pedido, exceto quando se tratar de equipamento para acondicionar alimentos perecíveis ou medicamentos, que contam com um dia útil de prazo.
A resposta da concessionária deve ser dada em até 15 dias após a vistoria do aparelho ou a partir do pedido de ressarcimento, se não houver vistoria, por escrito. A indenização pode ser feita por meio de pagamento em dinheiro, conserto ou substituição do equipamento danificado.
Para ter direito ao ressarcimento, o aparelho não pode ter sido aberto ou reparado por ação do consumidor antes de realizada a vistoria.

Imagem: © vetkit - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário