Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Chá para casar
em: Serviços e Artigos Domésticos
04/08/2014 08:30
 Tradicionais ou modernos, os chás pré-casamento continuam firmes e fortes no gosto de noivas. E agora também de noivos.

Chá de cozinha/panela
Tradicionalíssimo, o encontro de amigas costuma ser organizado pela madrinha, pela noiva ou conjuntamente, para arrecadar, entre outros itens úteis, utensílios de cozinha fundamentais para o casal. Os presentes levados pelas convidadas são indicados nos convites e geralmente são de custo acessível.
Em uma confraternização só com amigas íntimas, é viável combinar uma festa mais participativa, onde cada convidada leva um prato de doce ou salgado. Se preferir servir, opte por oferecer tira-gostos, como salgadinhos de festa, (coxinhas, empadinhas, rissoles, etc.), pães ou torradas com patês, torta salgada, bolos e docinhos. Para beber, refrigerantes, sucos, cerveja ou drinques leves.
O chá de cozinha costuma ser realizado em casa, mas pode ser organizado em um restaurante. Neste caso, perde-se a liberdade de promover as brincadeiras, ou boa parte delas.

Sugestão de presentes: afiador de facas, avental, bacias de plástico, bandejas, batedor de carne e de ovos, cabides, capacho, cesta para pão, cobridores de alimento, colheres de pau, conchas, copos de medidas, cortador de ovos e de queijo, descascador de legumes, escorredores de arroz e de macarrão, escova para pia, espremedor de alho e de batatas, fôrmas diversas, funil, garrafa plástica, jarras para água e sucos, luva térmica, pá de lixo, panos de prato, pegador de panelas, peneiras, porta condimentos, potes diversos, prendedor de roupas, ralador, rolo de macarrão, suporte para lixo, suporte para papel toalha, tábua de carne, tesoura para cozinha.

Chá bar
Bem contemporâneo, o chá bar pode acontecer em paralelo ao chá de cozinha ou reunir amigos do casal para uma festa conjunta. A organização segue os moldes do evento tradicional: pode ser promovido pelo padrinho, pelo noivo ou, ainda, ser iniciativa do casal.
Valem também as dicas para servir os convidados, mas aqui se pode optar por churrasco, pizzas ou um queijo e vinho.

Sugestão de presentes: abridores de latas e de garrafas, aquecedor para conhaque, balde e pegador de gelo, balde para garrafas, bebidas de todos os tipos, colher para coquetel, conjunto para caipirinha, cortador de lacre de garrafa, coqueteleira, decantador, descaroçador de azeitonas, dosador de bebidas, espremedor de limão, moedor de gelo, petisqueira, porta-copos e garrafas, porta-guardanapos, saca-rolhas, suporte para garrafas, tábua para frios e queijos, tampa para garrafas, utensílios para churrasco.

Chá de Lingerie
Opção diferente, substitui as prendas tradicionais por peças de lingeries, como calcinhas, sutiãs, camisolas, etc. É própria para uma festa da luluzinha, somente com convidadas mulheres.
O chá de lingerie costuma ser realizado na casa da noiva ou de uma de suas amigas, ou, ainda, no salão de festas do prédio. As mais ousadas podem promover o encontro em uma suíte de motel, verificando antes a possibilidade com o estabelecimento.
No cardápio, petiscos em formato de coração, cupcakes com cereja, mini sanduíches, canapés ou os práticos lanches de metro, com refrigerantes, chá gelado, sucos, drinques coloridos ou ponche.
Se quiser animar bem o ambiente, uma dica é contratar uma bartender para preparar drinques ou uma professora de dança do ventre para ensinar as convidadas. As lembrancinhas podem ser sabonetes, velas aromáticas, potinhos com cremes, sachês etc.
Uma sugestão de brincadeira divertida para a ocasião é a Eu Nunca, onde a noiva e as convidadas devem dizer, uma de cada vez, a frase Eu Nunca…, completando com algo que nunca fez na vida. Feita entre amigas, será difícil enganar as outras competidoras. Todas as competidoras que já fizeram o que a amiga diz nunca ter feito, tomam uma dose de alguma bebida.

Criatividade e diversão
Seja qual for o modelo de chá, providencie lembrancinhas para os convidados. Pode ser algo divertido, como um Santo Antônio para as amigas solteiras, ou ainda um embrulho com ervas aromáticas, sabonetes coloridos, uma xícara de chá personalizada para a ala feminina.
No chá bar, para os homens, ofereça minigarrafas de bebidas, aromatizante para carro, entre outros itens. Seja criativo!
Ainda faz parte da tradição, que pode ser seguida ou não, promover brincadeiras. Quem organiza a festa deve levar em conta tanto o perfil dos noivos como o dos convidados e ter bom senso para evitar constrangimentos.
Pode ser divertido promover uma noite de jogos, usar videoke, etc. Outra dica é a habitual adivinhação dos presentes.

Imagem: © yanlev - Fotolia.com 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário