Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

E fez-se o gelo
em: Equipamentos e Utensílios Domésticos
25/08/2014 08:35
No seriado Família Dinossauro, sucesso dos anos 90, este imprescindível eletrodoméstico tinha um dia especial, abordado no episódio O Dia da Geladeira. Uma mistura de Natal com Ação de Graças, a festa celebrava a possibilidade de armazenamento e conservação dos alimentos. A brincadeira traduz a importância do equipamento para o conforto e a saúde contemporâneos.

O ser humano sempre buscou maneiras de armazenar os alimentos. Entre as tentativas de preservar o frescor, nenhuma técnica se mostrou mais eficiente do que mantê-los em depósitos de gelo, onde a baixa temperatura reduz a velocidade de ação das bactérias, retardando sua deterioração.

+ Vai- se o café e ficam as cápsulas
+ Escolha de assistência técnica requer atenção
+ Celulares: tem hora e dose certas

Das antigas casas-de-gelo e caixas-de-gelo com isolamento térmico, que usavam gelonatural produzido no inverno em regiões de baixa temperatura aos refrigeradores frost free, a principal vocação do eletrodoméstico sempre será a conservação da comida, que evita o desperdício de alimentos, permitindo, inclusive, o aproveitamento de sobras das refeições para diversos fins.
É do fim do século XIX a invenção do conceito básico do funcionamento de um refrigerador: a compressibilidade de líquidos. O processo consiste na vaporização rápida de um líquido por meio de energia cinética, que é retirada do local mais próximo. Ao perder energia, o compartimento tem a temperatura reduzida.
A produção comercial da geladeira doméstica só aconteceria em 1913, em Chicago, EUA. E o sucesso mundial de vendas seria em 1927, com o modelo Monitor Top, da General Electric, que vendeu mais de um milhão de unidades.

Evolução
O clássico refrigerador é hoje encontrado com diversas funcionalidades que facilitam a vida, como os modelos frost free, que dispensam o descongelamento rotineiro das geladeiras tradicionais.
O segredo é a existência de uma bobina de aquecimento, ligada periodicamente para promover o degelo do freezer. A comodidade tem seu preço, claro. E, além de mais caras, as geladeiras frost free consomem mais energia.
Também atrativos são os modelos com dispositivo de água na porta. Bastante prática, a funcionalidade exige higienização constante do acessório e do tubo condutor para evitar contaminações, gosto ou odor na água.
Outra inovação, a geladeira de três portas oferece bom espaço para famílias maiores. Entre as principais vantagens está a possibilidade de que mais de uma pessoa a acesse simultaneamente, o que otimiza o preparo das refeições.
São, ainda, mais econômicas. A vantagem é que quanto maior a área aberta, mais energia consome a sua geladeira.
Ao optar por um modelo, leve em conta o consumo. A informação deve estar contida nos selos. Os modelos mais econômicos são classificados como "A".

Bem gelado
Para o melhor funcionamento do eletrodoméstico, alguns cuidados devem ser seguidos.
• Não se deve instalar refrigerador ou freezer em local com exposição a raios solares ou ao lado de equipamentos que emitam calor como fogão ou estufa.
• Caso seja embutida em armários, a geladeira deve ficar afastada do móvel cerca de 20 cm na parte superior e 10 cm nas laterais. É interessante deixar os pés da frente aproximadamente 0,5 cm mais altos que os de trás para melhor vedação da porta.
• Não é recomendável levar alimentos quentes diretamente ao refrigerador ou freezer, assim como forrar as prateleiras com toalhas, filme ou papel.
• Ao limpar, desligue o equipamento da tomada e aguarde o degelo total. Não use produtos abrasivos, removedores ou detergentes, prefira um pano úmido em água morna e seque com outro seco. Internamente pode ser usada uma solução composta por uma colher de sopa de bicarbonato de sódio para dois litros de água morna.
• Na borracha de vedação e externamente, use apenas sabão neutro em um pano umedecido, secando em seguida. A traseira deve ter apenas o pó removido com espanador.
• Antes de estocar os alimentos, que devem ter entre si um espaço aproximado de um a dois centímetros, ligue o refrigerador. É bom aguardar duas horas antes de reabastecer o freezer.
• Para evitar cheiro, pode-se deixar um limão cortado aberto ou recorrer a produtos disponíveis no mercado.

Bem fechado
A performance e o consumo de energia são bastante influenciados pela boa vedação, que é garantida com a borracha da porta em perfeitas condições. Para saber se o componente não está permitindo a saída de ar frio, faça um teste. Após limpar com pano seco a área de contato com a borracha, coloque uma folha de papel no local e feche a porta. Tente puxar a folha e avalie a facilidade de deslocamento. Se deslizar sem dificuldade, a vedação não está sendo bem feita e a borracha deve ser trocada.

Imagem: © Africa Studio - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário