Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Mansão Tognato
em: Santo André, passado presente
27/08/2014 08:30
Ícone da era de ouro da industrialização de Santo André, a Mansão Tognato foi construída na década de 1930 pela família de origem italiana que, então, já prosperava no ramo têxtil. Inspirada nos grandes palacetes da elite paulistana, o edifício situado na Avenida Dom Pedro II, 1.313, no bairro Campestre, é emblemático do momento histórico de crescimento do poderio econômico dos industriais.

A moradia foi erguida para abrigar a família de Giacinto Pietro Tognato, um dos fudadores da Fiação e Tecelagem Tognato, fábrica de colchas e cobertores que, por décadas, se manteria como uma das mais importantes indústrias da região.
Construída em uma área de mais de 4.000 m2, a majestosa edificação não tem estilo arquitetônico específico. A mescla de estilos era comum na época, quando as casas ostentavam o poder econômico de seu proprietários, que faziam questão de as construírem com diversos materiais importados da Europa.
Também segundo os costumes daquele período, o prédio principal – um casarão de 798 m2 de área construída – foi instalado no centro do terreno. Rodeado por jardins, assumia ares de casa de campo, contrastando com o processo de urbanização em curso. Destaca-se até hoje a vasta vegetação do terreno, composta, entre outras espécies, por uma grande seringueira e um fícus.
Como não havia rede de esgoto na época de sua construção, o palacete foi erguido sobre porões, que tinham como finalidade mantê-lo arejado e distante do solo.
Por conservar grande parte de suas características originais até os dias de hoje e por ser considerado o último exemplar arquitetônico do período da industrialização do município, o casarão foi tombado em 2007 pelo Condephaapasa (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Arquitetônico-Urbanístico e Paisagístico de Santo André).
A mansão, que ainda pertence à família Tognato, atualmente está alugada para uma empresa de medicina diagnóstica.
 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário