Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Bolo úmido de iogurte
em: Doces
02/10/2014 09:00
Ótimo para o lanche da tarde, o bolo úmido de iogurte é super fácil de ser feito. 

Grau de dificuldade:
 H

Tempo de preparo: 1h00m

Rendimento: 16 porções

Ingredientes Bolo: 4 ovos, 1 pote (170 g) de iogurte natural, ½ copo (utilize o copo de iogurte como base) de óleo, 2 copos de farinha de trigo, 2 copos de açúcar, 1 colher (sopa) de fermento.
Calda básica: ¾ xícara de açúcar, 1 xícara d'água.

Modo de preparo Bolo: Bata todos os ingredientes no liquidificador até a massa ficar homogênea. Coloque a mistura em uma fôrma de anel untada com manteiga e enfarinhada e leve ao forno, à temperatura de 180°C, durante 30 a 40 minutos. Desenforme ainda quente.
Calda básica: Dissolva o açúcar na água e leve ao fogo baixo até obter o ponto de fio fino. Deixe esfriar.

Variações - Bolo de limão: Junte raspas de dois limões à massa antes de bater no liquidificador e o suco dos limões à calda já fria. Depois que o bolo esfriar, coloque-o de volta na fôrma, fure bastante com uma faca e despeje a calda sobre ele. Quando o bolo já tiver absorvido bem a calda, desenforme-o novamente e sirva.

Bolo de laranja: Junte raspas de duas laranjas à massa antes de bater no liquidificador e o suco das laranjas à calda já fria. Depois que o bolo esfriar, coloque-o de volta na fôrma, fure bastante com uma faca e despeje a calda sobre ele. Quando o bolo já tiver absorvido bem a calda, desenforme-o novamente e sirva.

Bolo de baunilha: Acrescente cinco gotas de essência de baunilha à massa antes de bater no liquidificador. Se quiser, depois de desenformar o bolo, fure-o bastante com uma faca e despeje a calda sobre ele.

Bolo de chocolate: Substitua um dos copos de açúcar da massa por um de chocolate em pó. Essa versão dispensa a calda.

Bolo formigueiro: Depois que bater a massa no liquidificador, junte 100 g de chocolate granulado. Despeje a massa na forma e leve ao forno. Essa versão dispensa a calda.

Bolo caçarola: Acrescente 50 g de coco ralado e 50 g de queijo ralado à massa antes de bater no liquidificador. Depois de desenformar o bolo, fure-o bastante com uma faca e despeje a calda sobre ele.

Bolo recheado: Asse o bolo em fôrma redonda. Desenforme-o ainda quente e deixe esfriar. Divida o bolo em duas partes, espalhe 200 g de doce de leite (também pode ser brigadeiro ou outro recheio de sua escolha) sobre a metade inferior e cubra-a com a outra metade. Cubra o bolo com mais 200 g da cobertura utilizada e decore com açúcar de confeiteiro, coco ralado, chocolate granulado ou raspas de chocolate.

Quer ver a sua receita publicada (gratuitamente) no blog e no guia impresso do guia Tá na Mão? Então envie ela pra gente! Basta clicar aqui e preencher o formulário. 

Mais receitas de sobremesas:
+ Curau
+ Lua de mel
+ Rosca de coco
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário