Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Etiqueta básica para ocasiões formais
em: Festas
17/10/2014 09:15
Ao ser convidada para algum evento mais requintado que o de hábito, como um jantar formal ou uma refeição de negócios, muita gente treme na base por medo de não saber como se vestir ou se comportar na ocasião. Há até quem chegue ao extremo de recusar o convite, o que, sob certas circunstâncias, pode ser uma gafe ainda maior.

Para não agir como um peixe fora d’água quando não estiver em sua praia, use o bom senso e a discrição e, em caso de dúvida, observe os demais convidados e comporte-se como eles.

+ Festa o ano todo
+ Acerte na conta
+ A estrela da festa


Apresentações, cumprimentos e conversas

Ao comparecer para um jantar formal, é de bom tom que o convidado leve flores, bombons ou petit fours à anfitriã e uma boa bebida ou um bonito souvenir ao anfitrião. Capriche na qualidade desses itens, pois a etiqueta determina que as flores sejam expostas e os bombons ou petit fours servidos a todos os convidados.
Simpatia e naturalidade são fundamentais para causar uma boa primeira impressão, mas evite que sua espontaneidade invada os limites do outro. Por isso, reserve abraços e beijinhos para aqueles que lhe são íntimos e, ao ser apresentado para alguém, limite-se a apertar-lhe a mão. Nessa hora, nada daquela mão frouxa, que causa a impressão de você estar com nojo da outra pessoa, ou daquele aperto forte demais, que machuca. Expresse sua cordialidade com um aperto de mão seguro, com o braço estendido, acompanhado de um sorriso sincero e o olhar nos olhos da pessoa que lhe é apresentada. Em algumas ocasiões, duas mulheres podem substituir essa formalidade por um (e somente um) beijo no rosto.
Ao ser apresentado, prefira as expressões mais usuais, como “muito prazer” ou “como está?”, em vez das afetadas “encantado(a)” ou “ao seu dispor” e das excessivamente informais “tudo bem?” ou “e aí?”.
Enquanto os homens devem se levantar para cumprimentar a todo e qualquer convidado que se aproxima, as mulheres só se levantarão diante de pessoas de importância inquestionável (autoridades, pessoas muito mais velhas etc.).
Nas conversas, por mais empolgantes ou engraçados que sejam os assuntos, mantenha os bons modos e policie-se para não falar alto, gargalhar ou fazer qualquer coisa que chame a atenção dos demais convidados. Assuntos polêmicos ou desagradáveis devem ser evitados, assim como perguntas diretas sobre a vida privada do interlocutor (“qual a sua profissão?”, “quanto você ganha?” etc.), bajulação, fofocas, piadas de gosto duvidoso e palavrões. Esteja atento também para evitar gestos que evidenciam seu desconforto ou inibição, como mexer nos cabelos, agitar ou esfregar as mãos enquanto fala, roer unhas, não encarar o interlocutor etc.

À mesa
Guardanapo de pano
• Deve ser desdobrado (não é preciso sacudi-lo a seu lado para isso, basta puxar suas pontas com os dedos) e colocado sobre seu colo tão logo você se sente à mesa.
• Durante a refeição, deve-se sempre limpar os lábios com o guardanapo antes de beber ou de falar com alguém e, em seguida, retorná-lo ao seu colo.
• Antes de se levantar, ao fim da refeição, coloque o guardanapo de volta à mesa, do lado esquerdo.
• O guardanapo de papel permanece sempre à mesa, à esquerda do prato.

Talheres
• Alguns cardápios permitem que os talheres sejam trazidos juntamente com cada prato, outros exigem que eles estejam colocados à mesa. Nesse caso, são sempre dispostos para serem utilizados de fora para dentro (os mais distantes do prato serão utilizados para o primeiro prato servido e, os mais próximos, para o último).
• Ao terminar cada prato, os talheres devem ser colocados diagonalmente sobre os pratos, com os cabos voltados para sua direção.
• As facas são utilizadas apenas para cortar os alimentos, nunca para ajudar a empurrá-los para o garfo.
• Corte apenas a porção da comida que você levará à boca e, em seguida, repouse a faca no lado superior direito do prato, onde ela deverá permanecer até ser novamente utilizada.
• Não gesticule com os talheres à mão.
• Se você deixar um talher cair, não abaixe para pegá-lo, solicite a sua substituição.

Copos
• Ficam sempre dispostos à direita do prato e são usados na ordem crescente. O menor é para vinho branco, o do meio, para vinho tinto e o maior para água. O flût para champanhe, se houver, estará colocado fora desse alinhamento.
• Ao beber, segure os copos com as pontas dos dedos (só o copo para conhaque deve ser segurado entre os dedos anelar e médio) e mantenha o dedo mínimo abaixado.

Bons modos à mesa
• Uma vez sentado à mesa, só se levante quando todos já tiverem terminado sua refeição. Porém, se uma mulher se levantar, todos os homens devem ficar em pé (em jantares para muitas pessoas, restringe-se essa atitude aos seus vizinhos da direita e da esquerda). Essa mesma regra deve ser observada quando ela voltar à mesa.
• Só comece a comer depois que todos tenham sido servidos.
• Se não gostar do prato que lhe é oferecido, apenas recuse-o delicadamente com um “não, obrigado”, sem comentar seu gosto ou fazer caretas de desagrado.
• Leve a comida à boca, e não a cabeça à comida, sempre em pequenas quantidades.
• Não coma com a boca aberta, nem faça qualquer ruído ao mastigar ou beber.
• Não é preciso comer tudo, mas é indelicado deixar muita comida no prato.
• Ao comer, apóie somente os pulsos ou, às vezes, os antebraços à mesa, nunca os cotovelos.
• Não faça seu locutor esperar a conclusão de seu raciocínio porque você parou para mastigar. Da mesma forma, não lhe faça perguntas enquanto ele estiver mastigando.
• No couvert, as azeitonas são comidas com a mão e os caroços, devolvidos à mão em forma de concha. Durante a refeição, aproxime o garfo dos lábios e recolha os caroços. Nos dois casos, se não houver um pratinho à sua frente para esse fim, denominado de caroçadeira, coloque os caroços no canto de seu prato.
• É deselegante espirrar ou tossir à mesa mas, se isso for inevitável, leve o guardanapo à boca, vire-se de lado e abaixe a cabeça.
• Antes de se levantar para deixar a mesa, certifique-se de que não levará a toalha junto com você. Depois de levantar, apóie a cadeira na perna e coloque-a no lugar sem arrastá-la.

Imagem: © Photo-maxx - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário