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A importância do bom atendimento ao cliente
em: Produtos e Serviços
03/11/2014 09:00
Realizar um bom atendimento é uma das coisas mais importantes para uma empresa. Ação que antes era considerada um diferencial, hoje em dia é vista como uma obrigação.

Geralmente, essa tarefa é algo mais simples do que parece. E porque o atendimento é algo tão importante? Simplesmente porque esse é um dos fatores que definem se você manterá ou perderá seu cliente.
Tenha sempre uma coisa em mente: um bom atendimento supre as necessidades do cliente. Faça todo o possível para facilitar a vida do cliente. Isso provavelmente fará com que a expectativa dele seja atendida, o que tornará, na visão dele, o atendimento melhor.
Evite padronizar o atendimento – esse é um dos erros mais cometidos pelas empresas. Como é possível tornar o atendimento padrão se cada cliente é diferente, único? É preciso criar algumas regras, é claro, mas não fique preso à elas. Lembre-se de ser o mais flexível possível.
O problema é que, muitas vezes, os funcionários da empresa também são responsáveis por lidar com os clientes. Então o que fazer para garantir que o atendimento seja bem feito? Acima de tudo, é preciso ter um bom relacionamento com os seus funcionários. Dê uma certa autonomia e, principalmente, dê dicas de como eles podem se relacionar com os clientes: explique quando é preciso ser maleável, simpático e, também, quando é preciso ser um pouco mais rígido – e como eles devem agir nessas situações.
Não existe uma fórmula exata sobre como prestar um bom atendimento, mas algumas atitudes são bem vistas pelos consumidores. Entender o que o cliente quer é uma delas. Mas, nos dias de hoje, em que a exigência é cada vez maior, como saber exatamente o que eles querem? É simples: basta ouvir o que o cliente tem a dizer e como ele está dizendo. Escutar o consumidor pode trazer novas maneiras de realizar o atendimento e até mesmo algumas mudanças para a empresa seus produtos. Mudanças que deixarão o consumidor mais satisfeitos, e, provavelmente, o tornará fiel à sua empresa.
Segundo Sílvio Bugelli (diretor da Associação dos ex-alunos de administração de empresas da Fundação Getúlio Vargas e educador da Cempre - Conhecimento & Educação Empresarial), o mundo, o mercado e o consumidor mudaram, portanto, não há espaço para o conservadorismo na hora de lidar com os cliente. Não tenha medo de ser flexível e de fugir das atitudes padronizadas. Lembre-se que a repetição não gera novos desafios nem novos aprendizados – apenas te mantém na sua zona de conforto.
Tratar o cliente como um parceiro, como alguém que você tem que estar a serviço faz toda a diferença. E não se esqueça: a empresa pode ter produtos e serviços excelentes, mas será difícil um cliente retornar se o atendimento recebido tiver sido ruim.

+ Como prestar um bom atendimento ao cliente
+ Fidelização: A importância de manter o cliente satisfeito
+ Como manter seus funcionários motivados

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