Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Festa o ano todo
em: Lazer e Cultura
04/11/2014 09:00
Eventos de diferentes culturas e temas acontecem durante o ano em São Paulo.

Italianada
Entre os mais tradicionais eventos paulistanos, estão as festas italianas dos santos padroeiros das regiões do Brás, Bixiga e Mooca. O calendário inicia em maio, com a Festa de Nossa Senhora de Casaluce, que ocorre na Rua Caetano Pinto, no Brás.
Em junho, é a vez de São Vito, evento que ocorre também no Brás. Famosa pela comilança, com pratos como macarronada, fogazza e outros típicos da cultura italiana, Nossa Senhora Achiropita acontece em agosto, na Rua 13 de Maio, no Bixiga.
Encerrando o ciclo, entre setembro e outubro, outra festa tradicional toma as ruas da Mooca. É Festa de San Gennaro, célebre, entre outras iguarias, pela pizza.

Liberdade asiática
Da cultura oriental, significativamente representada em São Paulo, é a Tanabata Matsuri, ou Festa das Estrelas. Realizada em julho, a celebração é famosa pela decoração de enfeites feitos com papéis coloridos. Além da brincadeira de escrever bilhetes com pedidos e amarrá-los em bambu, há, entre as atrações, shows, danças e concursos diversos.
Outra comemoração é a do Ano Novo Chinês, que acontece em fevereiro. Durante o período, comércios da região ficam enfeitados e há uma série de apresentações artísticas e culturais, como shows de malabaristas e dragões gigantes, além de barracas com gastronomia chinesa, artesanatos e queima de fogos.

Colônia alemã
As tradições da cultura germânica são celebradas em junho, com a Colônia Fest do bairro Colônia Paulista, e em outubro, com a Brooklin Fest. As festas têm comida típica, como salsichão, chucrute (repolho condimentado com toucinho defumado), o doce strudel, danças, exposições, artesanato e, claro, chope.

Arraial
E em junho a cidade é tomada pelas festas juninas. Comemorando São João, Santo Antônio e São Pedro, paróquias, clubesescolas e demais entidades promovem as tradicionais quermesses.

- Pegando a estrada
Fora da cidade de São Paulo, também há várias opções de divertimento com eventos temáticos:

Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão
O mais famoso festival de inverno acontece há mais de 40 anos, em julho. Com foco na música erudita, é hoje conhecido internacionalmente. Além de concertos de grandes nomes da música, programação pedagógica para estudantes de música atrai público de todo o mundo.
Vários concertos são gratuitos. A cidade tem, ainda, muitas atrações turísticas e um comércio famoso pelas malharias e chocolates.

Paranapiacaba
A antiga vila inglesa de Paranapiacaba sedia um festival de inverno cada vez mais frequentado. Promovido nos fins de semana de julho, tem entre as atrações uma série de shows, feiras de artesanato e gastronomia. A vila oferece também opções de trilhas. Quinzenalmente, aos domingos, pode-se chegar ao subdistrito andreense por meio do Expresso Turístico, uma linha de trem, formada por dois carros de aço inoxidável da década de 50, que sai da estação da Luz, na capital paulista. Para consultar datas, horários e preços de passagem, acesse o site: http://www.cptm.sp.gov.br/E_OPERACAO/ExprTur/consulta.asp.

Flores em Holambra
Setembro é o mês da Expoflora, que acontece todos os anos em Holambra. A maior exposição de flores e de plantas ornamentais da América Latina engloba mostra de paisagismo, exposição de arranjos florais e shows.
Há ainda chuva diária de pétalas, venda de flores e plantas no Garden Center, além de feira de gastronomia holandesa e brasileira. Pode-se também fazer um passeio turístico com visita ao maior Moinho Típico Holandês da América Latina.

Vinho em São Roque
Quase no fim do ano, em outubro, a opção é a festa do vinho da cidade de São Roque, famosa por suas 13 vinícolas. A Expo São Roque acontece nos finais de semana no Recanto da Cascata, com degustação e venda vinhos. Há também doces caseiros, licores e o mercado da alcachofra, outro produto importante da cidade.

Imagem: © Comugnero Silvana - Fotolia.com

x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário