Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Tanto a aprender
em: Complementar
28/11/2014 09:00

Alavancar a vida profissional é questão, principalmente, de acumular conhecimento e competências. Invista em cursos.

Estudar sempre agrega valor ao desenvolvimento profissional, além de ser um diferencial pessoal. Pós-graduação e cursos em geral são bem vistos pelas empresas na hora de contratar e de promover.

Conheça e entenda as opções mais procuradas.
Lato sensu: são os cursos de pós para especialização e aperfeiçoamento voltados à atuação de profissionais no mercado de trabalho.
Para especialização, que visa reforçar o domínio científico e técnico em determinada área, a carga horária varia entre 360 e 550 horas/ano. Já o aperfeiçoamento tem como meta aprofundar os conhecimentos em disciplinas da profissão, com carga horária entre 180 e 359 horas/ano.

+ Viajando e aprendendo
+ Exigências dos conhecimentos de informática
+ Aulas de reforço

Master in Business Administration (MBA, Especialista em Administração de Negócios): grande parte das disciplinas é direcionada a gerenciamento e administração de empresas, como finanças, administração estratégica, contabilidade gerencial, comportamento organizacional e recursos humanos. O MBA atrai executivos e administradores em geral, mas pode ser diferencial para profissionais de diversas áreas.
Além de negócios, um bom curso de MBA oferece conhecimentos diversos, como tecnologias, e propicia aplicação prática. Além de corpo docente qualificado, é importante contar com palestrantes renomados e com experiência de mercado. A carga horária mínima é de 450 horas.

Stricto sensu: os cursos de pós desta modalidade são mestrado e doutorado, ambos mais indicados para quem pretende seguir carreira acadêmica. A formação prepara docentes e pesquisadores com um programa de maior conteúdo teórico do que os cursos lato sensu.
No mercado, ter mestrado e doutorado é mais relevante para indústria de materiais e componentes, além de empresas em geral com áreas de desenvolvimento tecnológico.
O mestrado é concluído em cerca de três anos, enquanto que o doutorado tem duração média entre três e cinco anos.
Para mais informações sobre cursos de pó-graduação e avaliação das instituições, acesse o site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) pelo endereço eletrônico www.capes.gov.br.

Desenvolvendo competências
Nem só por meio de pós-graduação se ampliam e se desenvolvem competências profissionais. Cursos mais curtos e acessíveis, nem sempre ligados diretamente à área de atuação, também incrementam o currículo e a autoconfiança do profissional. Outro benefício é ampliar contatos profissionais, o chamado networking.
Para antenar-se com as tendências atuais, é possível se aprofundar em mídias digitais ou tecnologias de comunicação para dominar o uso profissional das redes sociais. Quem tem dificuldade na comunicação básica, deve iniciar com cursos de redação e interpretação de texto.
Para vendas, a atualização pode vir de um curso de negociação e argumentação, por exemplo. Liderança de pessoas é uma boa opção para melhorar a postura e a interação com equipes.
Tímidos ou aqueles que querem desenvolver a capacidade de falar em público podem optar por um curso de dicção e oratória ou, ainda, de teatro. Existe, inclusive, um curso voltado exatamente para fins corporativos: Teatro para Oratória e Negócios.
São muitas as possibilidades. Até mesmo se aventurar no estudo de um hobby, como arte, moda, cinema, gastronomia, fotografia, etc., agrega conhecimento e cultura, o que se reflete na atuação profissional.

Imagem: © lightpoet - Fotolia.com

x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário