Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Cuide de seu eletrodoméstico
em: Equipamentos e Utensílios Domésticos
11/02/2015 09:00
Um eletrodoméstico pode durar muito mais se alguns cuidados elementares forem observados.

A simples leitura do manual de instruções, além de ajudar o usuário a utilizar melhor todas as funções do equipamento, contribui para aumentar sua vida útil. Também é essencial evitar o uso de extensões e benjamins, para não sobrecarregar o utensílio elétrico e manter os fios afastados de fontes de calor.

+ Indispensável lavadora de roupa
+ Energia sustentável por natureza
+ Direto de escolha

As dicas abaixo irão auxiliá-lo na conservação dos eletrodomésticos:

Aspirador de pó:
 Se o recipiente de pó for de papel, troque-o com a frequência indicada no manual. Se for de pano, limpe-o depois de cada aspiração, conforme as instruções do fabricante. Caso alguma sujeira obstrua a mangueira, remova-a com o auxílio de algum objeto fino e comprido, como um pedaço de fio rígido, por exemplo, para que o motor não se queime por ter sido forçado em demasia.

Chuveiro elétrico: Quanto menor o tempo de uso, mais o chuveiro durará. Banhos muito longos superaquecem a parte elétrica e queimam a resistência.

Ferro de passar: Separe as roupas conforme a temperatura exigida para passá-las. Passe primeiro as que precisam de menos calor e aumente progressivamente a temperatura do ferro. O ideal é não ligar o ferro ao mesmo tempo em que outros aparelhos elétricos estejam em uso para evitar sobrecarga. Para limpá-lo, não use produtos químicos ou abrasivos, esponja de aço ou vela, mas apenas um pano umedecido com água. Ferros a vapor devem ser abastecidos somente com água e esvaziados completamente antes de serem guardados.

Fogão: É essencial manter os bicos de gás sempre desobstruídos. Se necessário, utilize um desentupidor doméstico ou chame um especialista para desentupi-los. A chama deve ser sempre azul, pois fogo total ou parcialmente amarelo indica gás de má qualidade ou fogão desregulado. Os tampos de inox devem ser limpos apenas com esponjas ou panos macios para não ficarem riscados. Para remover sujeiras grudadas no tampo, passe uma esponja com detergente neutro sobre ela e deixe agir por alguns minutos, até que ela se solte. Se você utilizar "forra-fogão" ou papel de alumínio para proteger o tampo, não esqueça de manter todos os seus orifícios desobstruídos. O forno deve ser limpo ao menos uma vez por semana.

Geladeira: A geladeira deve ser instalada em locais arejados para que os gases quentes do motor possam evaporar. Se não possuir o sistema de descongelamento automático, ela deve ser descongelada sempre que a camada de gelo do congelador atingir a espessura de um centímetro. Nunca utilize objetos pontiagudos ou cortantes para desgrudar o gelo, o ideal é deixar que descongele sozinha. A porta pode ficar aberta para acelerar este processo ou, ainda, é possível deixar um ventilador ligado em frente à geladeira para derreter mais rápido o gelo. Para limpá-la, utilize apenas um pano úmido ou esponja macia com sabão neutro, pois o odor de outros produtos químicos pode contaminar os alimentos. A poeira que fica na parte de trás da geladeira pode ser facilmente removida com um aspirador de pó ou um espanador.

Liquidificador: Ao bater um alimento, coloque primeiro os líquidos para não forçar o motor. Se for um alimento quente, dê as primeiras batidas na função pulsar e, se possível, retire a tampa menor para que o vapor saia.


Lava-louças: Leia atentamente o manual e sempre respeite a quantidade de sabão recomendada para não danificar o aparelho. Use apenas sabão específico, que pode ser encontrado na forma de pó ou tabletes, pois detergente ou sabão comum prejudicam a eficiência da lavagem. Além disso, se o produto estiver endurecido ou fora do prazo de validade, não terá a mesma eficácia. Antes de colocar as louças para lavar, retire os resíduos de comidas para não causar o entupimento na máquina. Outra dica é respeitar a capacidade da lavadora e sempre acomodar as louças com algum espaço entre elas. Os artigos de borracha, porcelana com detalhes artesanais, talheres com cabo de madeira ou de osso podem ser estragados pela alta temperatura da água e pela química do sabão.

Máquina de lavar roupas: Antes de colocar as roupas para bater, verifique se não contêm nenhum objeto nos bolsos e feche os zíperes das roupas para não danificar o tanque interno da máquina. Depois, distribua uniformemente as peças ao redor do agitador. Isso evitará que a máquina trepide durante o funcionamento e garantirá uma boa lavagem, pois o sabão em pó será misturado por igual em todas as partes do tecido. Assim que o aparelho não estiver em uso, retire-o da tomada.

Micro-ondas: Sempre utilize tampas apropriadas quando for cozinhar ou esquentar algo no microondas. Como o calor chega primeiro nas bordas do recipiente, as laterais sempre ficam mais cozidas que o centro, por isso é aconselhável pausar um pouco o cozimento para mexer os alimentos, de forma a levar os que estão nas laterais para o centro. As carnes e aves necessitam ser viradas para o cozimento completo. Após a utilização do equipamento, deixe sua porta aberta por alguns instantes para permitir a saída do vapor gerado e evitar o aparecimento de ferrugem no aparelho.

Secadora de roupas: Leia atentamente o manual para colocar a quantidade certa de roupas e para selecionar o modo de secagem mais adequado a cada tipo de tecido. Isso evita a sobrecarga do aparelho e garante seu bom funcionamento. Se o equipamento for a gás, verifique constantemente se há vazamentos.


Televisão: Evite instalá-la em locais quentes. A cozinha também não é um lugar indicado pois, conforme sua localização, a gordura pode penetrar nas peças e estragá-las. Limpe-a apenas com pano seco.

Torradeira: Limpe regularmente a gaveta que acumula casquinhas de pão e a própria torradeira apenas com um pano úmido. Não coloque as fatias de pão já com manteiga, geléia ou qualquer outro ingrediente que possa grudar no aparelho.


Imagem: © Cobalt - Fotolia.com

x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário