Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Pãezinhos de mandioquinha
em: Salgados
26/02/2015 09:00
Um pão macio, com sabor diferente e suave, perfeito para comer no café da tarde. Se ele estiver quentinho e com manteiga, então, nem se fala. 

Grau de dificuldade: Médio

Tempo de preparo: 2h30

Rendimento: Cerca de 50 unidades

Ingredientes: ½ kg de mandioquinha, 2 xícaras (chá) da água em que se cozinhou a mandioquinha, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de óleo, 1 colher (sopa) de manteiga, 3 ovos, 45 g de fermento biológico, 1 colher (chá) de sal, cerca de 1 kg de farinha de trigo.

Modo de preparo: Cozinhe a mandioquinha em 4 xícaras (chá) de água. Em tigela grande, passe a mandioquinha por uma peneira fina, utilizando 1 xícara (chá) da água em que ela foi cozida para facilitar o trabalho, de forma a obter um purê. Adicione o restante da água, o açúcar, o óleo, a manteiga, os ovos, o fermento, o sal e 2 xícaras (chá) de farinha peneirada e misture até a massa ficar homogênea. Aos poucos, acrescente o restante da farinha, sem peneirá-lo, misturando bem a cada porção. O ponto ideal da massa é quando ela começar a soltar do fundo da tigela, mas ainda estiver ligeiramente pegajosa nas mãos. Deixe crescer por uma hora. Pegue pequenas quantidades de massa e, com as mãos enfarinhadas e em forma de concha, molde os pãezinhos, colocando-os em fôrma untada e enfarinhada. Deixe-os crescer por 30 minutos e leve-os ao forno em temperatura média até dourarem (aproximadamente 20 minutos).

Dica: Os pãezinhos podem ser congelados em sacos plásticos apropriados para freezer. Para aquecer uma unidade, basta levá-la ao micro-ondas, em potência máxima, por 20 segundos. Para descongelar grandes quantidades, deixe os pães fora do freezer por cerca de 30 minutos e, em seguida, leve-os ao forno convencional, em temperatura máxima, por 15 minutos aproximadamente.

Quer ver a sua receita publicada (gratuitamente) no blog e no guia impresso do guia Tá na Mão? Então envie ela pra gente! Basta clicar aqui e preencher o formulário.

Mais receitas de salgados:
+ Macarrão de pressão
+ Frango ao requeijão
+ Torta de palmito
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário