Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Camisa nossa de todos os dias
em: Vestuário
06/03/2015 09:30
Clássica ou casual, masculina ou feminina, a democrática camisa é peça básica de todo guarda-roupa e uma aposta certa para estar bem vestido em qualquer ocasião.
 

Coringa no guarda roupa masculino
Os homens têm a camisa como um verdadeiro coringa para se apresentar bem em diferentes contextos. Opções de modelos e estilos não faltam. Para não errar na escolha, é importante se atentar a alguns detalhes:

• Diferencia-se a camisa social da casual pela numeração. A social é classificada pela medida do colarinho, (38, 39, 40). Já as casuais variam entre 1 e 5 ou P,M e G.
• Camisas casuais dispensam o uso de gravata.
• A camisa social é usada para dentro da calça, o que garante um aspecto mais formal. A regra vale para as casuais que sejam mais compridas que a jaqueta, o blazer ou a blusa.
• Aumenta a formalidade do traje a camisa com colarinho sem botões nas pontas.
• Camisas lisas e em cores neutras ou listradas são mais sóbrias e ideais para o ambiente de trabalho. Já as de cores escuras como preto ou azul marinho vestem bem em eventos noturnos ou mesmo na “balada”. Tecidos leves e estampas mais alegres casam perfeitamente para momentos de pura descontração.
• Para valorizar o tipo físico de cada um, lembre-se: camisas estampadas e xadrez encorpam a silhueta e não são recomendas para quem está com sobrepeso. Já os muito altos devem evitar peças com listas verticais.

+ A roupa certa para cada ocasião
+ Escolhendo a roupa certa para trabalhar
+ Roupa certa para cada tipo de corpo

Charme e elegância para todos os estilos de mulheres
Versátil, a camisa feminina tem diversas modelagens, que combinam com as mais diversas ocasiões.
• Acinturadas, ficam mais femininas se usadas com cinto para marcar a silhueta e podem ser combinadas com calças, shorts. Com legging combinam melhor as mais compridas.
• Além do modelo tradicional (de botão, aberta ao meio, mangas longas e botões nas pontas), o modelo de manga três quartos (até o cotovelo) também é formal e permite o destaque de acessórios como relógios ou pulseiras.
• Camisas são ótima peça para disfarçar o sobrepeso e alongar a silhueta. Prefira as de corte reto e sem detalhes, tons escuros e sem estampas.
• Camisetes definem o corpo. Se combinadas com jeans, formam um look informal. Para mais sobriedade, tente usá-las com pantalonas.
• Muito elegante é o visual de camisa com saia ou calça de alfaiataria. O par perfeito para um visual moderno e elegante é a camisa social e saia social justa, de comprimento um pouco acima ou abaixo do joelho. Nos pés, vale um belo salto.
• Outra dupla infalível é formada pela camisa com calça social. O visual é perfeito para trabalho, uma festa ou jantar informal.
• A versão de seda é charmosa e fica bem, entre tantas combinações, com saia plissada.
• Lisa ou estampada? Interessante ter as duas opções, com maior quantidade das lisas, que lisas podem ser combinadas com diferentes peças. As estampadas realçam o visual, mas exigem cuidado na combinação de cores com os demais itens do vestuário.
• Ao escolher o calçado, descarte a sandália de dedo. Se usar com short, pode apostar em sapatos mais baixos. Para ocasiões formais, sapatos fechados, de salto fino ou tamancos são boa escolha para um visual chique.

A camisa ao longo dos tempos
De origem egípcia, a camisa era inicialmente vestimenta reta, com costuras laterais e abertura na cabeça. Ainda distante do clássico que se tornaria, a peça ganhou mangas e evoluiu para a túnica manicata no império romano.

Na idade média, tinha a função de roupa de baixo, não devia ficar a mostra. Aos poucos foi se integrando ao visual: no século XIX, por exemplo, diferenciavam-se os nobres dos operários em função dos seus colarinhos – daí surgiu o termo crime do colarinho branco (cor usada pelos nobres) sobre delitos cometidos por pessoas de alta classe social.

No século XX finalmente a camisa encontraria sua vocação eclética. A estilista Coco Chanel e a atriz Audrey Hepburn são alguns ícones da moda que a adotaram, ajudando a torná-la sinônimo de elegância.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário