Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Lar, seguro lar
em: Construção e Reforma
09/03/2015 09:00
Na melhor idade, a experiência de vida é acompanhada de mudanças no corpo que exigem adaptações no estilo de vida e no ambiente.
 
Pesquisas indicam que mais de 70% dos acidentes com idosos ocorre dentro da própria residência. Com a calcificação dos ossos mais lenta, as consequências podem ser graves e a recuperação demorada. Ampliar a segurança e funcionalidade do ambiente pode interferir positivamente na auto-estima do idoso, melhorando significativamente sua qualidade de vida.

+ Deixa Chover
+ Melhor prevenir do que reformar
+ Cuidado com choques

Modificações que fazem diferença
· A área externa da casa deve ser bem iluminada, com marcação clara de caminhos. Opte por piso antiderrapante e considere substituir os desníveis, como degraus e escadas, por rampas com leve inclinação. Mantenha o ambiente livre de entulho e obstáculos que podem provocar acidentes.
· Se a residência for sobrado, os degraus de escadas não devem ultrapassar 15 cm. É imprescindível instalar corrimãos até o topo, a uma distância de, aproximadamente, 80 cm do chão. Também é importante sinalizar o primeiro e o último degrau e manter interruptor de luz nas duas extremidades.
· É recomendável optar por maçanetas tipo alavanca. As soleiras das portas devem ser niveladas com o piso.
· Capachos e tapetes em toda a casa precisam ser presos, colados, embutidos ou ter proteção antiderrapante.
· O piso não pode ser limpo com produtos que o deixem escorregadio. Encerar, nem pensar…
· O quarto merece cuidado. A altura da cama deve permitir ao idoso apoiar os pés no chão ao sentar. A largura também é importante. Prefira as mais largas, tipo king size, para evitar quedas.
· Gavetas e cabideiros precisam de travas de segurança e as portas dos armários devem ser leves, com puxadores práticos.
· É importante manter uma luminária na cabeceira da cama, com interruptor de fácil acesso.
· A mobília, em geral, deve ser segura e resistente, com cantos arredondados. Sofás e cadeiras são mais confortáveis se tiverem boa estatura, braços largos ou apoio para facilitar a movimentação de sentar e levantar. Mesa de centro é desaconselhável.
· No banheiro, todo cuidado é pouco. Providencie a instalação de barras de apoio dentro do box, que deve ter portas largas, de material inquebrável e firme. É fundamental que o piso seja antiderrapante.
· Tomadas e interruptores devem ficar em área seca, em uma altura média de 1,20 m.
· Na cozinha, providencie armários na altura da cintura ou do peito. Assim, fica fácil a utilização dos utensílios e evita-se o risco de que o idoso recorra a escadas ou cadeiras para alcançá-los.
· Para ajudar a memória, é recomendável instalar no fogão alarme contra vazamento de gás. Líquidos inflamáveis como querosene, solventes e gasolina nunca devem ser mantidos dentro de casa.

Imagem: © MC_PP - Fotolia.com

x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário