Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Tudo em um click
em: Produtos e Serviços
16/03/2015 09:00
Estamos todos conectados. As ferramentas virtuais já fazem parte da vida e se multiplicam a uma velocidade vertiginosa. Embora muitas possam furtar grande parcela do nosso precioso tempo com atividades nem tão úteis, várias das novidades são extremamente proveitosas.

Redes de relacionamento
Nem só de encontros com velhos conhecidos do colégio é feita uma rede social. Orkut, Facebook e MySpace podem ser utilizados para ampliar contatos profissionais. É possível interagir com pessoas de sua área, divulgar o currículo, conhecer melhor o perfil da clientela, atualizar-se de vagas ou acerca do mercado onde pretende atuar.

+ O que não fazer nas redes sociais
+ O que fazer e não fazer na internet
+ Tudo sobre o Twitter

Existem também redes bem específicas como o Linkedin ou o Via6, voltadas exclusivamente ao relacionamento profissional. O objetivo é divulgar o currículo e formar conexões que facilitam o networking, permitindo encontrar oportunidades de trabalho ou mesmo candidatos a funções. Afinal, a rede de contatos profissionais tem se mostrado um dos meios mais eficazes de recolocação ou crescimento na carreira.

Ainda para divulgação, profissionais de atividades intelectuais como jornalistas, web designers, arquitetos e artistas em geral podem postar seu portfólio no Clicfolio. O site oferece funcionalidades como áudio, vídeo, links e textos.

Para a área acadêmica a novidade é o Eba!. A rede é brasileira e foca o compartilhamento de informações e arquivos entre estudantes e professores de graduação e pós-graduação.

Há ainda espaço para aprendizado ou aprimoramento de outro idioma. No Livemocha o internauta pode ter aulas gratuitas online e se comunicar com professores e alunos de diferentes países.

O Pinterest, por sua vez, é ideal para o compartilhamento de imagens, sobre qualquer assunto (receitas, dicas de decoração e maquiagem, filmes, etc).

Cuidados
Mesmo fora das redes especializadas, cuide do seu perfil e evite a exposição pessoal exagerada. Cresce o número de profissionais de recursos humanos que busca referências sobre os candidatos nestas ferramentas para analisar se o perfil do futuro empregado combina com a vaga e a empresa.

E esteja atento a golpes e situações perigosas. A rede é um meio para divulgação e contato, mas a contratação é sempre feita por entrevistas pessoais, portanto desconfie de ofertas milagrosas e certifique-se da idoneidade da empresa e do recrutador.

Concursos
A internet pode ser válida também se seu objetivo profissional é ingressar em cargos por concursos públicos. A interação com outros concorrentes, inclusive com maior experiência, ajuda a focar o estudo nos temas recorrentes, a aprimorar sua metodologia e até mesmo a manter a motivação. Além de ser o modo mais prático de ficar informado sobre os concursos. Sugestões: www.pciconcursos.com.br/concursoswww.concursos.correioweb.com.br ewww.dzai.com.br/papodeconcurseiro/blog/papodeconcurseiro.

Siga os bons
A recente grande febre é o Twitter. Trata-se de uma rede demicroblogging onde os usuários se utilizam de textos com no máximo 140 caracteres e as atualizações são recebidas por quem opta em seguir o perfil. O segredo para otimizar o uso da ferramenta como fonte de comunicação é escolher bem quem seguirá e receber informações realmente relevantes para você.

O diferencial é agilidade no recebimento das notícias e a fácil visualização. Os textos curtos geralmente incluem links para a íntegra da notícia. Pode-se ainda acompanhar em tempo real a cobertura de eventos.

Claro que também é possível seguir seu ídolo musical, ator preferido ou time do coração. Mas esta é outra estória…

Sugestões
• Jornais, revistas e informações: twitter.com/valor_economicotwitter.com/dgabctwitter.com/estadao,twitter.com/revistasupertwitter.com/vejatwitter.com/bbcbrasiltwitter.com/bvsp(serviço eletrônico de informação do governo do Estado)
• Diversos: twitter.com/transito (sobre trânsito em SP e Rio de Janeiro),twitter.com/trocadelivros (para permuta de livros entre usuários), twitter.com/acheipromocao (concursos culturais, promoções e sorteios diversos), twitter.com/climatemponews (previsão do tempo de todo o País), twitter.com/greenpeacebr (artigos e dicas de como defender o meio ambiente).

Outras ferramentas muito úteis
• Para auxiliar a adequação à nova ortografia, consulte o Um Português (www.umportugues.com/) e corrija seus textos.
• Pelo Google Tradutor (http://translate.google.com.br/) traduza rapidamente palavras ou frases para 42 idiomas.
• Quer alternativa em buscadores? Tente o Bing (www.bing.com/).
• A nem sempre fácil conversão de valores de distância, massa, temperatura, densidades e muitas outras pode ser feita rapidamente no Conversor de Grandezas (http://ferramentas.lymas.com.br/converte/)
• Para pesquisas acadêmicas, tente o Brasiliana USP (www.brasiliana.usp.br/) com um acervo de mais de três mil exemplares para download;
• o Artigonal (www.artigonal.com/) que, além de livros, abriga artigos em geral; ou o Search PDF (www.pdf-search-engine.com/), com downloads gratuitos de livros e artigos em PDF.
• Viajar no tempo lembrando acontecimentos que marcaram época é o que pode ser feito via o Acervo Digital da revista Veja. No (www.veja.com.br/acervodigital) é possível folhear digitalmente as páginas das edições a partir de 1968.
• Outra revista que disponibilizou seu arquivo na rede foi a Superinteressante. Acessando (http://super.abril.com.br/super2/superarquivo/index_superarquivo.shtml), pode-se ler todas as matérias produzidas desde 1987.

Imagem: © ra2 studio - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário