Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Uma mão lava a outra
em: Especialidades
01/04/2015 09:00
Dedos e unhas acumulam microorganismos (vírus e bactérias) adquiridos, por exemplo, no contato com maçanetas de portas e torneiras de pias públicas. Portanto, é necessário lavar sempre as mãos ao chegar da rua, após ir ao banheiro, antes de se alimentar ou manipular alimentos. Alguns especialistas recomendam os seguintes procedimentos:

• Usar sabão ou sabonete;
• Esfregar todos os dedos e faces das mãos;
• Escovar as unhas periodicamente;
• Secar bem; e
• Em banheiros públicos, fechar a torneira com o papel toalha.

Este simples hábito pode prevenir um resfriado, gripe, conjuntivite e até diarréia infecciosa. Para se ter uma idéia, quando se está gripado, lavar as mãos antes de cumprimentar uma pessoa é mais eficaz que não beijá-la no rosto.

+ O perigo dos piercings
+ Os cuidados na hora da escovação
+ Entendendo e evitando micoses

De acordo com algumas pesquisas, os jovens são os menos preocupados com este aspecto. Quase metade dos adolescentes não lava as mãos depois de ir ao banheiro ou antes de comer. As mulheres, talvez por conta de uma conscientização maior a respeito, lavam quase duas vezes mais as mãos que os homens.

A fim de registrar as estatísticas sobre a falta de higiene das mãos, principalmente após o uso do toalete, alguns cientistas observaram o comportamento das pessoas nos aeroportos das principais cidades da América do Norte. Por meio dos sistemas de vigilância das áreas das pias dos banheiros, eles constataram que somente cerca de 20% dos usuários possuem este hábito. Na cidade de Miami, na Flórida, registrou-se um índice de 19% e em Nova Iorque, 30%. Em Toronto, no Canadá, 90% dos viajantes lavavam as mãos, mas os pesquisadores atribuíram o fato à preocupação causada pela epidemia de Sars (Síndrome Respiratória Aguda Grave) que atingiu duramente a cidade pouco antes do estudo, e não à cultura higiênica local.

No Brasil, as estatísticas não são diferentes: menos da metade das pessoas lavam as mãos após o uso do banheiro e, com isso, tornam-se o principal agente de contaminação para o desenvolvimento de algumas doenças e intoxicações alimentares.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário