Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Atenção com a rede hidráulica
em: Construção e Reforma
13/04/2015 09:00
Não descuide do sistema de encanamentos da casa. O custo benefício de um projeto estruturado e da manutenção preventiva é compensador.

Ao construir ou realizar reforma que envolva a rede hidráulica, vale a pena pensar em longo prazo, investindo em um projeto profissional e preferindo material de qualidade. Estimado em cerca de 3% do custo total de uma obra, o sistema de encanamento envolve desde caixa d’água até saída para esgoto e sua concepção deve considerar a pressão a ser suportada, a necessidade de tubos de respiração, entre tantos outros aspectos.

+ Como ter um lar seguro
+ Calçadas devem atender à legislação
+ Uso racional da água

Uma rede projetada por um técnico projetista especializado em hidráulica ajuda a evitar futuros entupimentos e problemas no abastecimento e no escoamento de água da casa, pois deve contemplar as regras do Código Internacional de Hidráulica para efetividade do sistema. No código são determinados detalhes importantes, como os diâmetros e materiais permitidos para tubulação, tipos de junção, ângulo de dobra dos tubos, etc.

Não fure o cano, não se antecipe
Importante precaução para evitar perfurar o encanamento por engano é mapear os canos, marcando na planta da casa o trajeto das tubulações que passam pelas paredes. A recomendação evita que ocorram acidentes durante a instalação de móveis ou utensílios no banheiro, cozinha ou lavanderia.
Outra dica para impedir dor de cabeça com encanamento na obra é verificar a pressão de vazão da caixa d’água e limpar a tubulação – escoando toda a água – antes de instalar torneiras, chuveiros e vasos sanitários.

Mantendo os canos em ordem
· A tubulação hidráulica, se feita de material de qualidade e receber manutenção adequada, tem vida útil de cerca de 20 anos. A recomendação é promover uma avaliação anual que inclua testes de qualidade da água para mensurar a carbonatação (reação química entre CO2 e H2O que resulta em um ácido carbônico), pH (mede a acidez), entre outros, para saber da necessidade de limpeza do encanamento.
· Usados constantemente, sifões, ralos e pias podem acumular gordura e sujeira, resultando em entupimento, infiltrações, rompimento de tubulações, retorno de água, etc. Para evitar o problema, não jogue resíduos no esgoto e avalie regularmente a condição das peças.
· A válvula da descarga deve ser ajustada e lubrificada mensalmente. Ainda no banheiro, crivos e arejadores do chuveiro devem ser checados a cada seis meses.
· É importante avaliar regularmente o funcionamento dos registros de pressão, que controlam a vazão de chuveiros, banheiras e bombas de recalque. Excesso de vazão pode provocar falhas na conexão dos canos e consequente vazamento. Uma solução para vazão forte é usar um tubo de ventilação nos canos.
· Outro cuidado para evitar vazamento provocado por trincos nas ligações entre os tubos é ter cautela com a força aplicada para efetuar a troca de torneiras.
· Em casas com jardim, vale atenção especial para as raízes de plantas e árvores, que podem avariar o encanamento.

Dica para detectar vazamentos na rede
Feche o registro e abra uma torneira de água vinda diretamente da rua – da empresa abastecedora. Assim que cessar o escoamento, aproxime um copo cheio de água à torneira. Se houver sucção, é sinal de vazamento.
Imagem: @ whitewolf / Fotolia.com  Matérias relacionadas: + Um pouco de verde no telhado + Calçadas devem atender a legislação + Lar,seguro lar
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário