Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Mudando de casa
em: Serviços e Artigos Domésticos
22/04/2015 09:00
Trocar de endereço é estresse na certa. Para que a transição ocorra com certa tranquilidade, que tal planejar tudo com antecedência?

Um mês antes do dia M
• Pesquise uma empresa transportadora, questionando sobre detalhes do serviço, como a inclusão de ajudantes para carregar móveis e eletrodomésticos. Algumas podem até embalar tudo, outras só transportam as caixas, mas o custo varia também. Peça orçamento e acerte tudo por escrito.
• Inspeção da nova casa: avalie o estado geral para providenciar consertos, instalações elétricas, de chuveiro, etc.
• Aproveite o embalo e tire medidas dos cômodos para planejar onde colocará os móveis. Se precisar de novo mobiliário, é a hora de comprá-lo.

+ Enxoval
+ Tudo em ordem
+ Ordem na casa

20 dias antes do dia M
• É bom começar a pensar no que vai levar e do que pretende se desfazer. Aproveite para doar o que não usa mais.
• Se o freezer está abarrotado de alimentos congelados, pare de comprar e use-os nas refeições para que não estraguem no processo.
• Combine com quem ficarão as crianças ou os animais domésticos no dia da mudança. É melhor deixá-los sob os cuidados de outros até que boa parte das coisas esteja no lugar. Você já terá muito com o que se preocupar.

Uma quinzena antes do dia M
• Agende a transferência dos serviços de telefonia fixa, TV a cabo, internet, etc., para o mais próximo possível da data da mudança. Informe também instituições bancárias e outras fontes de correspondência importantes do novo endereço.
• Mão na massa. Comece o empacotamento com objetos de menor uso ou roupas de outra estação. Um bom método é separar as caixas por cômodos, identificando-as, inclusive com descrição dos objetos. Por exemplo: Escritório – livros, enfeites, cadernos. Lacre as caixas com fita adesiva. Objetos frágeis como perfumes, copos, loucas, etc., devem ser acondicionados em plástico bolha ou jornais e as caixas identificadas com um “Frágil” bem grande para chamar atenção.
Esta tarefa pode se estender até a véspera, sempre deixando para o fim os pertences de maior uso e utilidade. Se o empacotamento for feito aos poucos será menos desgastante.

Uma semana antes do dia M
• Cheque a casa nova para saber se está tudo em ordem ou se falta algum reparo.
• Prepare os eletroeletrônicos e eletrodomésticos sobressalentes ou menos usados, como uma segunda TV ou a batedeira que raramente usa. Procure os manuais, enrole os fios e coloque-os em caixas. Prepare papelão para colocar entre os eletrodomésticos, como geladeira e fogão.
• Separe documentos como certidões, passaportes e contratos para serem transportados em mãos.

Na véspera do dia M
• Deixe artigos essenciais à mão, para serem localizados com facilidade durante o processo. Você vai precisar de alguns alimentos, papel e caneta, produtos de higiene e limpeza, sacos de lixo e fita isolante, ferramentas básicas, lâmpadas, lanterna e fusíveis, artigos de cozinha como prato, copo e talheres, além de uma muda de roupa.
• Termine o empacotamento.
• Prepare as plantas: regue-as bem e coloque-as em caixas para transportar

Dia M
Se você seguiu o planejamento, é só esperar pelo caminhão de mudança e acompanhar com cuidado o transporte. É bom ter ao menos quatro pessoas envolvidas: uma na casa velha para os últimos detalhes, duas no carregamento propriamente dito, ou na fiscalização do acondicionamento, e uma para receber na casa nova.

Após o transporte, começa o trabalho de arrumação. Não tente terminar tudo em um dia só, é impossível. Será preciso instalar prateleiras, cortinas, montar móveis. Priorize a cozinha e o quarto para garantir as necessidades básicas.

Outros toques
• Para transporte de móveis, retire as partes soltas como gavetas e prateleiras. Proteja os cantos com plástico bolha e prenda as portas dos armários com fita adesiva.
• Roupas podem ser levadas em malas e os sapatos devem ser cheios de papel para não deformarem.
Boa sorte!
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário