Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Como ser mais produtivo no trabalho
em: Produtos e Serviços
24/04/2015 09:00
A quantidade enorme de tarefas para serem feitas e a falta de tempo são problemas que afetam muita gente – principalmente aqueles que possuem a própria empresa. Como equilibrar as poucas horas do dia entre resolver pendências e problemas do trabalho (sem levar coisas para fazer em casa) e outras situações pessoais?

As dicas abaixo podem auxiliá-lo nesse sentido.

1. Organize-se
No começo do dia, separe 5 minutos e liste todas as atividades que devem ser feitas, por ordem de prioridade (comece sempre pela mais importante). É uma atitude simples que evita que você esqueça tarefas importantes. Essa lista pode (e deve) ser modificada durante o dia. Não confie na memória: anote qualquer nova solicitação no papel e risque o que já foi feito.

Além disso, mantenha o local de trabalho limpo, sem papéis e outros objetos espalhados. Quanto mais arrumado ele estiver, mais fácil será para encontrar o que você precisa, na hora em que precisa. Tente arrumar sua mesa ao fim de cada expediente. Começar o dia em um ambiente organizado é mais estimulante do que fazê-lo em um lugar totalmente bagunçado. Listar suas pendências na manhã seguinte ficará ainda mais fácil dessa forma.

2. Mantenha o foco
Ao começar uma tarefa, termine-a. Evite distrações, sempre que possível. Apesar de parecer algo inofensivo, aquela checadinha rápida nos e-mails, celular e até nas redes sociais podem tomar um tempo precioso: você vê algo interessante aqui, outra coisa ali e, quando se dá conta, o que era para ser algo de cinco minutinhos já tomou mais de meia hora do seu tempo e, o que é pior, quebrou totalmente a sua linha de raciocínio.

Se seu trabalho é constantemente interrompido por pessoas que precisam de ajuda, tente agendar horários. Resolva os casos de solução rápida ou urgente e adie os demais, anotando-os na lista de tarefas diária.

+ A diferença entre você e sua empresa
+ Como manter seus funcionários motivados
+ A importância de estar sempre atualizado

3. Faça intervalos
Não trabalhe horas a fio sem alguns minutinhos de folga. Se for possível, a cada hora, pare por 5 ou 10 minutos para tomar uma água ou café, comer alguma coisa, esticar-se. Também é uma boa ideia aproveitar esse tempo para olhar seus e-mails e as redes sociais, se necessário. Mas não trabalhe por longos períodos sem fazer pausas. Com o tempo, sua mente vai se cansando, o que torna a concentração mais difícil. Lembre-se de que ninguém é de ferro.

4. Delegue
Divida algumas atividades com seus colaboradores. Isso, obviamente, exigirá que você separe um tempo para treiná-los, mas vale a pena. Ao delegar tarefas, você pode destinar todo seu tempo para aqueles trabalhos mais importantes, que só você pode fazer.

5. Pense antes de tomar decisões importantes
Por maior que seja a experiência, é comum tomarmos decisões erradas quando estamos sob pressão. Por isso, sempre que a situação permitir, tire algumas horas (ou até um dia, dependendo da urgência) para pensar e considerar as melhores opções ou soluções. De preferência, faça isso quando estiver mais calmo. Isso evitará que você tenha que resolver um novo problema depois, causado pela decisão errada.

6. Relaxe!
Faça tudo o que puder no horário de trabalho e não leve coisas para resolver em casa. Claro, algumas vezes é inevitável trabalhar até mais tarde. Mas não faça isso com frequência. Como já mencionamos, seu cérebro também se cansa e você se torna menos eficiente. Por isso, vá para casa, tome um banho e faça atividades que lhe agradem (contanto que não estejam relacionadas com o trabalho). Vá dormir em um horário aceitável e descanse. Afinal, quanto mais cansado você estiver no dia seguinte, menos o seu dia irá render.

E as preocupações? Deixe-as de lado. Ao perceber que está em casa e preocupado com alguma situação relacionada ao trabalho, pare e pense: “tem alguma coisa que eu posso fazer AGORA para resolver isso?” Se a resposta for “sim”, resolva logo e deixe o assunto de lado. Se a resposta for “não”, deixe a dor de cabeça para o dia seguinte. Essa “pré-ocupação” só fará com que você relaxe menos e esteja desgastado no dia seguinte. E, como já vimos, isso não vai ajudá-lo a resolver os problemas.

Imagem: © alteregostudio – Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário