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Baila me*
em: Mexendo com o Corpo
08/05/2015 09:00
“Eu louvo a dança, que tudo pede e tudo promove; saúde, mente clara e uma alma alada.” 
(Santo Agostinho)

Arte expressa com o corpo, a dança é uma das atividades físicas mais prazerosas de ser praticada. Ao lado da música e do teatro, é legado da Antiguidade como manifestação cultural.

Democrática, na dança há espaços para todos os públicos: corpo de balés refinados e concorridos, academias com ritmos variados ou uma desestressante balada de sexta-feira.

Ótimo como condicionamento físico, dançar proporciona sensação de bem estar, além de uma série de outros benefícios físicos e até sociais.

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Balé clássico
Altamente técnico e com carga dramática, os corpos de balés atuais agregam movimentos clássicos com dança moderna. De origem francesa, uma apresentação de balé é composta, muitas vezes de uma trama teatral ou por coreografia carregada de forte expressividade.
O balé influencia na postura, na flexibilidade e no equilíbrio dos dançarinos. Quando praticado profissionalmente, exige forte disciplina para alcançar a perfeição nos movimentos.
Contudo, pode ser praticado como atividade física, por quem não tem pretensões profissionais. Existem opções de cursos voltados ao público adulto, sem prévio conhecimento, que desejam estrear nas sapatilhas.
Na evolução do balé, criaram-se estilos segmentados. O americano caracteriza-se por rapidez e energia; o britânico é mais apurado; enquanto que o russo é vigoroso e brilhante.
Não deve ser praticado por grávidas.

Sapateado

Fred Astaire, nas Sessões da Tarde de antigamente com seus clássicos musicais, é a imagem imortal da técnica de dança que, além da coreografia, produz musicalidade. A coordenação das batidas dos pés, como um instrumento de percussão, com o som e com os movimentos corporais compõe esta charmosa dança.
O famoso ator e dançarino desenvolveu um estilo próprio, que combinava o tradicional sapateado baseado em técnicas de balé, ao sapateado da cultura afro-americana, onde os pés seguem batidas mais rápidas e o corpo fica mais à vontade.
Como atividade física, trabalha bastante as pernas, sem deixar de exercitar também os membros superiores. Pode ser aprendido em todas as idades, desde que com certa dedicação do dançarino. Sapatear é, ainda, excelente para coordenação motora, equilíbrio e ritmo.

Dança de salão
Sucesso há muitos anos, a dança de salão atrai grande número de adeptos para aulas, encontros sociais e competições. São várias as técnicas, executadas pelos pares com movimentos relacionados ao ritmo da música. Tem origem nos bailes das cortes europeias, mais tarde mescladas com danças próprias de ritos específicos ou populares regionais.
Assim, da Argentina, veio o maxixe, que originou o samba de gafieira brasileiro. De Cuba, temos a salsa, o bolero e a rumba. Dos EUA, o swing.
Atualmente, as academias brasileiras costumam ensinar bolero, soltinho (mistura de alguns ritmos como swing, fox e outros), samba, forró, lambada, salsa e tango, entre outras variações.

Outras opções de práticas, como flamenco, dança do ventre e cigana serão apresentadas oportunamente.

Benefícios da dança
• Melhora a capacidade cardiorrespiratória e circulatória, diminui a pressão arterial, protege articulações, atenua as dores e pode corrigir a postura.
• Promove perda calórica e fortalecimento muscular e dos ossos, ajudando na prevenção e no tratamento da osteoporose.
• Estimula a percepção visual e auditiva, bem como as funções psicomotoras, como imagem corporal, equilíbrio, lateralidade, estruturação espaço-temporal, ritmo e relaxamento.
• Desenvolve a criatividade, expressividade corporal e dramatização.
• Socializa, aproximando pessoas para convivência em grupo.

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* Baila me é um sucesso do grupo musical de rumba flamenca Gipsy Kings, formado por ciganos.
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Imagem: © Matematichka - Fotolia.com
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