Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Arquitetos ajudam concretizar a casa dos sonhos
em: Construção e Reforma
18/05/2015 09:00
 Reformar ou construir não é brincadeira. Sem a correta orientação, a casa dos sonhos pode se tornar pesadelo.

Para não perder tempo e dinheiro, quem pretende ingressar nesta aventura pode contratar um arquiteto. O suporte técnico oferecido por estes profissionais estende-se desde a escolha do terreno até a arquitetura de interiores.

+ Uso racional da água

+ Cada telhado um estilo 
+ De porta em porta 

O profissional é habilitado para fornecer laudos técnicos e judiciais; elaborar projetos arquitetônicos residencial, industrial, comercial ou urbanístico e paisagístico. “O arquiteto e urbanista é responsável pela elaboração de planos diretores, além de uma série de outras atribuições. É uma função de grande responsabilidade, pois de suas decisões podem depender uma família ou toda uma população”, explica o presidente do Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo Daniel Catelli Amor. 
Obrigatório legalmente para alterações estruturais com demolição ou acréscimo de área construída, ou ainda na execução de planos diretores das cidades, o profissional ajuda na escolha dos materiais mais adequados ao projeto, localização e distribuição de encanamentos e pontos de luz, detalhes de acabamento, planejamento de armários de acordo com necessidades da família, além de coordenar e orientar os demais profissionais envolvidos na obra, evitando gastos desnecessários e todo estresse que acompanha uma construção.
Segundo Daniel, o profissional realiza projetos adequados à topografia do terreno, define áreas de insolação e ventilação, sempre considerando gosto e possibilidades financeiras do contratante. “Podemos oferecer soluções criativas e valorosas, porém somos pouco explorados, pois ainda existe a confusão das competências. Muitos pensam que estes serviços podem ser prestados exclusivamente por engenheiros”, esclarece Daniel.

Valorização do imóvel
O serviço não é mais de elite, como se acreditava antigamente. Muitos bons profissionais são acessíveis a diferentes classes sociais. 
Os preços são fixados por região e geralmente os serviços são cobrados por pacotes, metro quadrado ou hora trabalhada. O custo benefício é inegável: “Há valorização imediata do imóvel, inclusive facilidade de venda através de financiamento devido à total regularização junto aos órgãos municipais e estaduais. Além disto, as soluções arrojadas de espaços e o ambiente atraente fazem a estadia do morador ser muito mais agradável. É sonho de uma construção que traduz seu estilo de vida”, completa o arquiteto. 
Para contratar um arquiteto é importante estar atento ao estilo que atenda suas necessidades. Daniel aconselha visitar obras de responsabilidade do profissional e analisar a estética e a qualidade construtiva. 
Outra maneira é a indicação de conhecidos que já utilizaram o serviço do arquiteto, além de anúncios em diversas mídias. Antes de assinar um contrato – que deve especificar exatamente valor, prazo, etapas e natureza dos serviços combinados –, verifique se o profissional é cadastrado no CREA.
Imagem: © Javier Castro - Fotolia.com


x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário