Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Quem casa quer festa II
em: Festas
29/05/2015 09:00
São tantas as providências da celebração de um casamento, que retomamos o tema. Confira, agora, dicas para escolha do bolo, menu, decoração, música e lembrancinhas.
Bolo
Ainda sucesso, o tradicional bolo de cobertura caprichada branca, montado em três andares, é dos mais pedidos, ideal para uma festa clássica. Noivos modernos podem inovar com a cobertura em degradê.
Outra novidade é servir porções individuais (minibolos), que podem ser arranjados em forma de pirâmide, simulando o bolo tradicional.
Providencie a encomenda com antecedência de quatro a seis meses, não sem antes fazer uma degustação para escolher massa, recheios e cobertura.
Evite desperdícios calculando o tamanho de acordo com o número de convidados: 100 gramas por pessoa, com margem de 10%.

O que servir
Cerimônias mais simples e com menos convidados, realizadas no meio da manhã ou à tarde, podem ter cardápio tipo brunch (refeição que combina café da manhã e almoço) ou coquetel na recepção, servindo quitutes, salgadinhos, quiches e tortinhas; minissaladinhas ou pratos quentes mais simples, como massas e crepes.
O conhecido bolo com champanhe, acompanhado ou não de salgadinhos, pode ser servido no fim da tarde.
Banquetes informais ou à americana costumam ser oferecidos também no fim da tarde ou mesmo durante a noite, contemplando entradas frias, como saladas, carnes frias, queijos e canapés, etc. Pratos quentes servidos em self-service incluem guarnições como legumes, risotos, carnes, entre outros.
Recepções sofisticadas pedem um jantar formal ou à francesa, servido à mesa, com cardápio composto por sopas, entrada fria, prato principal, como carne e um acompanhamento, sobremesa e café com petit fours. Este tipo de jantar deve ser oferecido após as 19h.
Para beber podem ser servidos vinhos, champanhe, uísque, cervejas, refrigerantes e água. Quem quiser ousar pode incrementar com drinques especiais preparados por bartenders.

Decoração
Na igreja, os arranjos florais no corredor, altar e bancos são clássicos, podendo ser encontradas opções para todos os gostos e possibilidades de gastos. Rosas, margaridas e dálias são pedidas certeiras.
Para o salão de festas, as flores também são bem-vindas na entrada, nas mesas e ao redor da mesa do bolo, cenário de muitas fotos.
Velas ou luminárias asseguram o charme de eventos realizados no final da tarde ou à noite.
Os noivos podem, ainda, se inspirar em um estilo específico. Contemporâneo (com decoração clean, cores neutras, velas e poucas toalhas) e campestre (com muitas flores e materiais naturais como bambu, madeira e vime) são algumas das idéias para caracterizar o evento, conferindo um charme especial ao momento.

- Quem casa quer festa - parte I
- Como escolher o bolo perfeito?

Música
Tão importante para marcar o estilo e a formalidade da festa, a música não pode faltar na recepção. Ao optar por banda ou DJ, considere o orçamento previsto – a contratação de uma banda costuma ser mais dispendiosa – além do espaço disponível: ambientes menores não comportam uma banda.
O repertório deve ser escolhido ou direcionado pelos noivos, que podem indicar gêneros ou músicas preferidas. Para evitar surpresas desagradáveis, providencie também uma lista de gênero ou músicas que não devem ser parte da festa.
A valsa dos noivos pode ser substituída por uma música marcante para o casal.

Lembrancinhas
Gesto carinhoso, as lembrancinhas podem ser das mais simples e tradicionais às sofisticadas e criativas.
· Sugestões comestíveis: bem-casados, caixinhas com brownie, biscoitos da sorte com mensagens, pão de mel, chocolates, trufas, potinho de brigadeiro, etc.
· Sugestões tradicionais: lencinhos, porta-joias, latinhas, sabonetes artesanais, sandálias tipo rasteira, caixinhas ou velas aromatizadas, frasquinhos de xampu ou colônia, entre outros.
· Sugestões fora do lugar-comum: monóculo com foto do casal, pen drives personalizados, meia-calça colorida, santinhos ou medalhinha de Santo Antônio, vasinho de ervas aromáticas, casal de noivos Lego, câmara fotográfica descartável para registrar a festa e o que mais a imaginação ousar.

Imagem: © bilderstoeckchen - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário