Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Craisa
em: Santo André, passado presente
01/06/2015 09:00
Nossa foto de capa retrata uma empresa que faz parte do dia a dia das famílias andreenses, embora muitas não saibam disso.

A Companhia Regional de Abastecimento Integrado de Santo André (Craisa) foi inaugurada em 1990 com o compromisso de executar a Política de Abastecimento Alimentar e controlar a comercialização e distribuição de hortifrutigranjeiros e similares no município. Consolidou-se a tal ponto no mercado que, hoje, abastece também as sete cidades do ABC, a região leste de São Paulo e a baixada Santista.
Instalada em uma área de aproximadamente 160 mil m2, na Avenida dos Estados, a companhia é dividida em vários setores, como o Ceasa, responsável pela comercialização da produção agrícola no atacado, e os sacolões, as feiras livres e os pontos do varejo onde são vendidos hortifrútis, cereais, temperos, queijo artesanal, entre outras mercadorias. Só quem conhece a diversidade de itens de todas as partes do mundo encontrados no local sabe o quanto é difícil sair dali sem uma sacola na mão.

Lá ainda acontecem o Mercado de Flores, que conta com grande variedade de plantas, cestas, acessórios e enfeites para jardim e o Mercado de Peixes Ornamentais. Já no Paço Municipal, a Craisa organiza a feira orgânica, que comercializa somente produtos orgânicos certificados. Criado há um ano, o evento ocorre semanalmente às quintas-feiras.

Para ensinar os estudantes a produzirem alimentos sem a utilização de agentes danosos à saúde humana, a empresa promove a Horta Educativa. No projeto, eles aprendem sobre agricultura, hábitos saudáveis e sustentabilidade.

Outro equipamento administrado pela autarquia é a Cozinha Central, responsável por fornecer alimentação para os pacientes do sistema de saúde da cidade, os funcionários da Prefeitura e os alunos da rede pública municipal. E não é pouca comida, não. Contados café da manhã, almoço e lanche da tarde, são 65 mil refeições por dia apenas para creches e unidades de ensino.

Por meio da Craisa, você também pode ajudar o próximo. Há 15 anos, ela controla o Banco Municipal de Alimentos – o primeiro a ser implantado na América Latina. Além de realizar as fases de coleta, seleção e distribuição dos alimentos às instituições beneficiárias, previamente selecionadas e cadastradas, a entidade oferece orientações e cursos de manipulação e aproveitamento dos alimentos para seus funcionários.

x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário