Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

E o tempo consolidou
em: Datas Especiais
19/06/2015 09:00
Celebrar bodas de casamento é tradição essencialmente da cultura ocidental. Há denominações para cada ano de união e o simbolismo reforça a perenidade dos votos matrimoniais.

Boda é a celebração, civil ou religiosa, do casamento. O termo é oriundo do latim vota, plural de votum, que significa promessa, e o hábito de comemorar os aniversários de união vem da Idade Média.

Conta-se que tudo começou na região onde é hoje a Alemanha, mas há controvérsias sobre o exato costume: seria tradição o marido oferecer à esposa uma grinalda de prata no 25º ano de casamento e uma grinalda de ouro no 50º festejo. Outras fontes alegam ser da comunidade local a obrigação de ofertar as coroas.

Os demais símbolos dos anos de aniversário foram surgindo com o passar do tempo. As bodas de madeira, por exemplo, que marcam cinco anos de união, datam de 1875. E no início da década de 20 já existiam as comemorações de 1, 5, 10, 15, 20, 25, 50 e 75 anos.

Atualmente, cada ano está ligado a uma denominação diferente, um material que simboliza a passagem do tempo e das etapas do relacionamento, traduzindo a resistência do matrimônio.

As classificações podem variar em alguns países. Existe, inclusive, uma lista específica de flores para nomear as comemorações.

Festejando

Celebrar aniversário de casamento é hábito saudável e que deve ser praticado de acordo com o perfil de cada casal. Na intimidade ou com a família e os amigos, o importante é respeitar e representar verdadeiramente o espírito da união.

Socialmente, cerimônias e recepções costumam ocorrer nas bodas de prata (25 anos), ouro (50 anos) e diamante (60 anos). O festejo pode incluir ritual religioso com a renovação dos votos e troca de alianças, seguido de uma festa. Pode também ser marcado exclusivamente por uma recepção com coquetel, almoço ou jantar.

Escolha o local mais adequado: salão de festasclube ou mesmo em casa, se a opção for por um evento mais intimista. Um charme nostálgico é promover a celebração no mesmo cenário do casamento.

O cerimonial costuma incluir filhos, noras e genros ao lado do casal. A esposa veste-se, usualmente, de cinza ou branco nas bodas de prata e de trajes em tons champanhe nas de ouro.

Na confecção de convites, são os filhos que convidam, podendo constar ainda os nomes de netos e bisnetos. O texto geralmente segue o padrão do de casamento.

bolo pode incluir detalhes em prateado ou dourado – conforme a boda – na cobertura, o que poderá ser estendido a toalhas, pratos, além de incrementar as embalagens das lembrancinhas.

Na escolha dos mimos oferecidos aos convidados, considere bombons, amêndoas, velas aromatizadas, bem-casados, minigarrafas de vinho ou espumantes, ou o que mais sua criatividade sugerir.

O evento pode seguir outros padrões, claro. É interessante optar pelo estilo de comemoração mais agradável ao casal. Só não vale esquecer-se de fotografar ou filmar para ter mais uma recordação da importante data.

Presenteando as bodas

Na comemoração do aniversário de casamento, alguns casais costumam se presentear com algo simbólico da boda respectiva. Desta forma, por exemplo, ao celebrar 15 anos (Bodas de Cristal), o presente é um item feito de cristal, e assim por diante.

Já na comemoração de bodas de prata ou ouro, é costume os convidados agraciarem o casal com objetos de decoração de prata ou de cor prateada, de metal dourado, além de cristal ou porcelana com filetes de ouro. Trata-se apenas de uma convenção, não uma obrigação. Podem ser oferecidos presentes de bom gosto, como livros, flores ou uma cesta com cosméticos femininos e masculinos, um espumante com duas taças, entre outros. 

Atualmente, alguns casais optam por sugerir que o custo do presente seja revertido em doação a uma instituição de caridade.


Recebe esta aliança
Durante a celebração de bodas de prata e ouro pode haver renovação de votos e troca de alianças.
Símbolo da união e do comprometimento, conta-se que a aliança começou ser adotada pela civilização romana. Já por volta de 1800 eram grafadas internamente frases como "Para sempre" ou enfeitadas com pedras incrustadas.
Na cerimônia de bodas, os anéis podem ser incrementados com um filete do material que representa a data, como platina ou ouro branco para os 25 anos. Pode-se também trocar as alianças por outras de ouro amarelo e um pouco mais grossas na comemoração de 50 anos ou acrescentar um detalhe, como um brilhante, na peça da esposa.

Imagem: © drubig-photo - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário