Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Pele desidratada: evite este mal
em: Estética e Beleza
30/06/2015 09:00
Dicas e cuidados para manter o corpo em dia com a hidratação.

Manter a hidratação em dia é fundamental para a saúde da pele. Cuidados diários e consumo regular de água são indispensáveis para o bom funcionamento deste órgão, que exerce funções essenciais em nosso corpo.

O desmazelo com a pele resulta em problemas comuns, como a desidratação, que atinge um grande número de pessoas. Ela ocorre pela perda da capacidade da pele de reter a água, geralmente por diminuição da barreira cutânea.

De acordo com o dermatologista e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Dr. Vitor Reis, a desidratação ocorre por fatores externos ou internos.

Fatores externos são decorrentes tanto do costume de tomar banhos quentes, usar sabonete em demasia e expor-se excessivamente ao sol, como de variações climáticas, como tempo frio ou seco. Essas condições favorecem a evaporação da água através da pele, diminuindo a hidratação. Já os internos são gerados por determinados medicamentos, disfunções hormonais e outros problemas de saúde.

Em consequência da redução de células mais superficiais, a pele desidratada adquire aparência craquelada (linhas finas semelhantes a rugas) e torna-se descamada e opaca, sem brilho natural.

+ Como evitar e cuidar das celulites
+ Entendendo mais sobre a depilação
+ Limpando sua pele

Dicas e cuidados

Impedir a desidratação depende, apenas, de hábitos diários. “Deve-se evitar os fatores externos; corrigir, se possível, os internos e refazer a barreira cutânea com o uso diário de emolientes, os ditos hidratantes, além de manter o organismo hidratado”, explica o Dr. Reis.

Medida fundamental para que a pele funcione adequadamente é mantê-la limpa. A higienização remove resíduos externos, secreções cutâneas naturais e micro-organismos, proporcionando a renovação celular.

Para melhor absorção, recomenda-se aplicar os hidratantes logo após o banho, com a pele ainda úmida. O ideal é utilizar um creme específico para o seu tipo de pele, atendendo às indicações descritas nas embalagens. Na compra, leve em consideração sua consistência e sinta seu toque na pele. Espalhe uma pequena quantidade na mão e espere alguns minutos para ver o resultado. A textura e densidade da fórmula não influenciam diretamente no poder de hidratação.

Desodorantes corporais precisam ser evitados quando a pele estiver desidratada. Este tipo de produto possui baixas concentrações de ativos hidratantes e são associados a aromas e perfumes. Cremes como os da marca Victoria Secret’s, famosos por suas fragrâncias, não podem ser considerados hidratantes.

Os óleos corporais, por outro lado, podem ser utilizados uma ou duas vezes por semana. Eles formam uma película protetora sobre a pele que retém a umidade natural e impede a perda precoce de água. Porém, se usados com frequência, obstruem os poros e formam uma camada de impermeabilização, impedindo a penetração do hidratante e prejudicando a ação de limpeza da água.

Prevenir e remediar

• Nada de álcool quando a pele estiver muito desidratada. O Dr. Reis explica que o consumo da substância prejudica a hidratação do organismo, pois exige água para sua metabolização e aumenta a diurese. O café também tem de ser evitado nos momentos críticos do problema. Em circunstâncias normais, os dois tipos de bebida podem ser tomados com moderação.

• Depois do banho, procure não esfregar a toalha na pele para se enxugar. Em vez disso, comprima-a suavemente contra o corpo até secá-lo. O atrito agride a epiderme (camada que fica em contato direto com o ambiente) e proporciona efeito semelhante à esfoliação.

• Ao praticar exercícios físicos em ambientes externos, convém usar protetor solar com ação umectante e ingerir bebidas isotônicas, seguindo orientações médicas.
Pele desidratada por longo período envelhece precocemente e prejudica o funcionamento do organismo. Lembre-se: pele bonita é sinônimo de saúde.

Imagem: © Subbotina Anna - Fotolia
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário