Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Um lugar para a coletividade no seu carro
em: Carros, Motos e Bicicletas
19/11/2015 08:46
Com a Carona Solidária é possível amenizar o estresse e a poluição causados pelo trânsito e reduzir os engarrafamentos.
A Carona Solidária é um incentivo ao revezamento de automóveis entre duas ou mais pessoas para irem juntas ao trabalho ou à escola. A ideia tem sido adotada por vários países com o objetivo de diminuir o número de carros em circulação nas ruas.
Dividir o espaço do veículo pode ter muitas vantagens. Além de ajudar o meio ambiente, reduzindo a emissão de gases poluentes na atmosfera, também contribui para o bolso, na medida em que os custos com combustíveis e manutenção cairão pela metade ou poderão ser compartilhados pelos caroneiros. O simples ato de dar carona tanto ameniza os congestionamentos, o que evita o cansaço dos motoristas, como agiliza a procura por vagas para estacionar e intensifica a solidariedade.
Outros motivos, ainda, levam os adeptos a abraçarem a causa: diminuição do tempo de trajeto, maior comodidade ou aumento do círculo de amigos. As caronas podem ser organizadas entre vizinhos, colegas de trabalho ou de estudo e, inclusive, entre pessoas cadastradas em portais específicos da internet.
Espalhada por vários Estados brasileiros, a proposta foi implementada há quase uma década em São Paulo. Nossa cidade também já aderiu ao movimento: portais do projeto foram desenvolvidos, em parceria com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, para a Fundação do ABC e para a Universidade Federal do ABC (UFABC). A plataforma da primeira, de acesso exclusivo para os funcionários, permite gerenciar a consulta de motoristas e caronistas disponíveis em cada região. Para participar, é preciso inscrição prévia e cumprimento do Termo de Compromisso. A ferramenta da UFABC, por sua vez, promove o hábito de cooperação entre alunos, professores e técnicos administrativos da universidade que realizam o mesmo trajeto em horário comum. 
A prática vem conquistando até empresas. Muitas delas, fora o transporte coletivo, oferecem benefícios aos funcionários que participam da Carona Solidária, como vagas específicas para estacionar e sorteios de vale-combustível. 

+ Veículo viável

+ Perigos do celular ao volante
+ De olho no tanque
Apesar de se propor a criar uma cidade melhor, o programa exige cuidados por parte dos usuários. O primeiro passo é certificar-se de que a carona é confiável e segura. Depois, ter sempre em mente que a boa postura, a responsabilidade e o respeito dos envolvidos são essenciais para tornar a viagem agradável.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário