Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Redonda coberta de tradição
em: Comendo Fora
17/12/2015 17:45
Boa pedida em qualquer ocasião, a pizza é uma obra-prima da culinária. Com seu sabor peculiar, conquista gerações e a reputação de um dos pratos mais populares do mundo.
Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a origem da pizza não é totalmente italiana. Há registros egípcios, gregos, fenícios e turcos que recordam o seu preparo e cozimento atual.
No antigo Egito, já era usada uma massa achatada misturada com ervas e temperos para celebrar o aniversário do Faraó. A Grécia, por sua vez, atribuía arroz a esta receita e assava-a sobre tijolos quentes. Enquanto os fenícios acrescentavam coberturas de carne e cebola ao pão, os turcos cobriam a massa com carne de carneiro e iogurte fresco.
Segundo alguns historiadores, no século XI, durante as Cruzadas, o pão turco chegou à Itália pelo porto de Nápoles. Ao saborearem a iguaria, os napolitanos passaram a produzi-la em formato de sanduíche, com ervas e azeite, para acabar com a fome do povo.
Tão apreciada pelos italianos, a “picea”, como era chamada, foi aperfeiçoada com coberturas diversas, massa redonda e, sempre, muito queijo. Outro ingrediente básico, o tomate, só foi incorporado no século XVI, após chegar da América.
Fundada em 1830, em Nápoles, a Antica Pizzeria Port’Alba é a mais antiga pizzaria conhecida. A cidade também é responsável pela criação da famosa pizza Margherita, preparada especialmente pelo padeiro dom Raffaele Espósito para a rainha Margherita.

+ Gastronomia mexicana
+ Conheça a história da feijoada
+ Conheça alguns temperos
 
Da Itália para o Brasil
Levada pelos italianos durante o período de imigração, a pizza conquistou diferentes regiões e tornou-se patrimônio gastronômico mundial.
Aqui, a massa chegou e ficou. Os brasileiros puderam experimentá-la no final do século XIX e os paulistas foram os primeiros privilegiados. Inicialmente, só era comum encontrar o petisco sendo vendido na rua por garotos ou em cantinas e restaurantes como complemento ao cardápio de massas.
O Brás, bairro paulistano dos imigrantes italianos, abrigou as primeiras pizzarias do Brasil. A mais antiga e ainda em funcionamento é a Castelões, fundada em 1924. Até hoje, ela mantém seu legado de montar discos com borda alta e massa grossa.
Dali se disseminou de tal forma que, atualmente, o País é o maior consumidor de pizza do mundo. De Norte a Sul, embora haja grande variedade de sabores, as opções mais pedidas são as tradicionais calabresa, margherita, portuguesa, frango com catupiry e muçarela.
Delícia nutritiva
Comer pizza faz bem! É isso mesmo. Alguns ingredientes usados no preparo do prato são fontes de nutrientes para o corpo.
A massa, por exemplo, feita de carboidratos e rica em antioxidantes, fornece energia e ajuda na nutrição das células do sistema nervoso. Já o molho de tomate possui licopeno, substância relacionada à redução do risco de doenças cardiovasculares e cânceres. Ele ainda é fonte de potássio e vitamina C. O queijo contribui com sua grande quantidade de cálcio, deixando os ossos mais fortes e prevenindo a osteoporose. Temperos como o manjericão e o orégano auxiliam na digestão e são anti-inflamatórios.
Na verdade, porém, o seu principal benefício é mesmo o emocional, visto que ela garante a sensação de bem-estar. É por isso que todo passeio de paulista termina em pizza! Nada melhor do que saborear uma redonda junto com amigos e família para elevar a auto-estima.
Mas, como tudo em excesso faz mal, com a iguaria não é diferente. Devido ao fato de ser altamente calórica, se consumida constantemente pode resultar em obesidade. Além disso, alguns ingredientes, como catupiry, bacon e cheddar, são ricos em gordura e podem provocar colesterol alto. O importante é não abusar e escolher aquela com itens mais saudáveis.
Curiosidades
•  Em 10 de julho é celebrado o Dia Nacional da Pizza;
•  A maior pizza do Brasil foi feita em Canela, Rio Grande do Sul. Ela tinha 156 quilos e 3,11 metros de diâmetro;
•  Estrogonofe, feijoada, sushi e caviar são algumas das coberturas mais exóticas encontrados nas regiões brasileiras;
•  A iguaria já foi entregue até na Estação Espacial Internacional pela norte-americana Pizza Hut;
•  Em 1980, uma pizza com uma fatia faltando serviu de inspiração ao designer de jogos Tohru Iwatami. Ele criou o Pac-Man – personagem clássico dos games – para a empresa japonesa Namco.
 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário