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Exercitando-se com aeróbicos
em: Mexendo com o Corpo
22/01/2016 16:48
Popular entre todas as idades, os exercícios praticados em academias é uma das soluções para o corpo perfeito aliado à saúde e bem-estar.

Se o seu objetivo é o alto gasto de calorias, os equipamentos aeróbicos são os ideais. Usados corretamente, eles auxiliam em tratamentos cardiovasculares e melhoram o sistema cardiorrespiratório, além de favorecerem os resultados estéticos.

+ A musculação serve mpara muito mais além de perder peso
+ Construa um treino saudável, sem complicações
+ Praticar exercícios é bom, mas cuidado para não exagerar na dose

Conhecer os aparelhos e suas respectivas funções é fundamental antes de começar os treinos. Assim, você evita ficar perdido pela academia e adequa cada um ao seu ritmo e necessidades.
• Esteira elétrica: na máquina mais usada nas academias, você pode optar entre correr ou caminhar. Essas atividades melhoram a sua circulação sanguínea e tonificam panturrilhas, glúteos, coxas e abdômen. Se você for novato, é aconselhável caminhar com baixa velocidade e sem inclinação para se adaptar. A vantagem de usar esteiras modernas é o fato de elas medirem velocidade, frequência cardíaca e calorias gastas.
• Bicicleta ergométrica: eficaz e de baixo impacto, é o equipamento mais indicado para gestantes, sedentários, obesos e pessoas com problemas nas articulações. Além de trazer mais disposição, a bicicleta ergométrica queima gorduras localizadas e fortalece os membros inferiores. No entanto, para obter os resultados desejados, é preciso estar posicionado corretamente, sempre observando a altura do assento e do guidão.
• Step: são os apoios de borracha similares a um degrau onde se realizam movimentos constantes ligados a um ritmo. Perder peso, desenvolver a coordenação motora bem como tornar mais resistentes ossos, tendões e ligamentos são benefícios proporcionados pela prática, só aconselhável para pessoas que já tenham melhor preparo físico e cardiorrespiratório.
• Simulador de escada: tem a finalidade de representar que você está subindo ou descendo escadas. Como é um exercício aeróbico muito intenso, há grande queima de calorias e fortalecimento de pernas e bumbum. O peso e a velocidade da atividade podem ser ajustados de acordo com o seu progresso. Subir escadas é uma maneira de estimular a circulação da região trabalhada, evitando varizes e reduzindo a aparência de celulite.
• Elíptico: ótima alternativa para manter o corpo em forma, o apetrecho tem a função de simular os movimentos de corrida, mas sem o impacto das passadas. Ele garante, ainda, o fortalecimento muscular e o elevado gasto calórico. A exemplo do step, só deve ser usado quando você atingir um bom nível de condicionamento físico. Nele, você exercita membros superiores e inferiores, em especial quadríceps, posteriores e glúteos. Durante a prática, o sistema cardiovascular e o cardiorrespiratório também são favorecidos.
• Jump: é a superfície elástica para pulos constantes e ritmados. A diversão proporcionada pela flutuação do corpo durante a aula faz dele o melhor aparelho antiestresse da academia. Outros benefícios são o auxílio no combate à celulite, aumento da força muscular das pernas, emagrecimento e melhora do equilíbrio e da circulação sanguínea.

Dica
Antes de malhar em academias, é importante se submeter à avaliação médica. Lembre-se também de se alongar no começo e no fim de cada treinamento, de respeitar os limites impostos pelo seu corpo e de exigir sempre o acompanhamento de um profissional da área de educação física. Em pouco tempo, você alcançará os resultados desejados.
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