Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Difícil, mas não impossível
em: Decoração
14/03/2016 10:03
 Em espaços pequenos, cada centímetro é valioso. Alguns truques de decoração podem ajudar a aproveitá-los.

Casas ou apartamentos minúsculos estão se tornando padrão do mercado imobiliário devido ao aumento da população nas cidades. No entanto, as pessoas que adquirem esse tipo de imóvel esbarram no desafio de decorar esses ambientes.
Para fugir do “muda de lugar! Organiza! Muda de lugar de novo”, a dica é otimizar. Com um pouco de criatividade é possível aproveitar todos os espaços da casa ou apartamento sem comprometer o estilo e as suas necessidades.

+ Utilizar as cores certas na decoração podem fazer o espaço parecer maior
Texturas dão cherme e durabilidade às paredes
+ Decorativas e funcionais: a importância das cortinas na decoração

Mobílias
Antes de começar a decoração, é preciso ter em mente os móveis que serão usados. Existem diversos modelos, mas, como não há espaço para muitos, é preciso levar em consideração a utilidade e a funcionalidade que eles oferecem.
Móveis multifuncionais, como o próprio nome já diz, são aqueles que podem ser usados em diferentes funções. Bons exemplos são sofás-cama, mesas de centro com espaço para armazenar, pufes com tampas, e camas com baú.
Uma tendência atual são os móveis expansíveis. Para a sala de jantar, escolher uma mesa que aumenta ou diminui garante alguns centímetros para a casa e recepciona mais convidados quando necessário.
Móveis planejados e embutidos, como um painel fixado na parede para a televisão, também são perfeitos para aproveitar os ambientes limitados. Eles, inclusive, não atrapalham a movimentação e deixam tudo organizado.
 
Prateleiras e divisórias
Uma dica fundamental para os locais compactos, como o banheiro e a cozinha, é a instalação de prateleiras. Elas são ótimas para guardar utensílios e, ainda, trazer charme aos ambientes.
Outro ótimo truque para contornar a falta de espaço é integrar os ambientes, utilizando um mesmo cômodo para duas atividades distintas, como sala de estar e de jantar. Para delimitar o espaço podem ser usados armários, biombos, mesas, pisos distintos ou até mesmo uma parede de vidro transparente.
 
Espelhos e afins
Na decoração, é importante não esquecer os vidros e transparências, pois eles trazem leveza ao ambiente.
Já os espelhos são úteis para dar a impressão de que os espaços são maiores do que o real. Opções interessantes são colocá-los em frente às janelas, em grandes portas e nas paredes da sala ou do quarto.
 
Cores e outros toques
Priorizar cores claras na pintura pode diminuir a sensação de aperto, já que elas contribuem para a impressão de amplitude. A dica é usar a mesma cor na parede e no teto. Mas, para quem considera essa alternativa monótona, vale pintar uma parede em tonalidade diferente da das outras. Porém, apenas uma, para não carregar o local. 
A beleza das plantas também é bem-vinda. Pendurá-las no teto ou em ganchos na parede não ocupam tanto espaço e, além do efeito decorativo, trazem vida ao ambiente.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário