Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Sapatos de cara nova, sempre
em: Serviços e Artigos Domésticos
19/09/2016 15:08
 Alguns cuidados prolongam a vida útil dos calçados e preservam a saúde dos pés

Assim como as roupas, os sapatos também envelhecem depois de algum tempo de uso. Com simples ações diárias, contudo, é possível aumentar sua durabilidade. 

+ O salto alto pode se tornar mais confortável se usado corretamente
Como escolher o sapato certo?
+ Crianças precisam dos sapatos corretos, saiba como escolher


Se feita de forma correta, a conservação evita a proliferação de bactérias e fungos que causam doenças e odores desagradáveis, além de manter a boa aparência e o conforto do calçado. O principal cuidado é higienizá-lo sempre depois do uso, conforme o tipo de material de que ele é feito.
Couro: retire toda a sujeira com o auxílio de um pano úmido e deixe-o secar completamente antes de guardá-lo. A fim de melhorar o aspecto do couro e protegê-lo, engraxe-o pelo menos uma vez por mês. Entre as aplicações de graxa, lustre-o com uma escova de cerdas macias. Guarde o calçado em local arejado e sem exposição à luz solar direta.
Verniz: limpe-o com flanela ou pano úmido. Não utilize escovas porque elas podem riscar o material. Para dar brilho ou disfarçar riscos, aplique produtos específicos para verniz. 
Camurça: apesar de elegante e versátil, esse artigo suja e mancha com facilidade. Se molhado, seque-o imediatamente: embrulhe em um pano seco e macio e pressione levemente para que a água seja absorvida. Já para evitar manchas ou outros possíveis danos, use sprays que impermeabilizam a camurça assim que comprar a peça. 
Tecido: higienize-o com uma escova de cabelo de neném ou com um pano superficialmente úmido, pois é um item muito delicado. Além da água, o álcool é outro aliado para a limpeza. Evite manchas certificando-se de que ele esteja bem seco antes de guardá-lo. 
Sintético: remova as impurezas com pano seco ou escova. Se estiverem muito encardidos, umedeça o pano. Outra possibilidade é usar produtos exclusivos para sintéticos, que eliminam facilmente a sujeira.
Plástico: como esse material não deixa o pé respirar, a limpeza precisa acontecer frequentemente. Porém, ela é mais simples: esfregue suavemente o sapato previamente umedecido usando pano ou escova com um pouco de água e sabão neutro ou álcool. Para se livrar do mau cheiro dentro do calçado, lave as palmilhas com o auxílio de uma esponja e solução de cinco colheres de água e uma de vinagre. Depois do procedimento, deixe-as secando em local arejado.

Dicas
• Evite usar o mesmo sapato por mais de um dia consecutivo;
• Guarde os pares em sacos de flanela ou TNT a fim de promover circulação de ar e impedir formação de microorganismos. Se optar por mantê-los em caixas, fure-as para que não fiquem abafados. Não se esqueça de etiquetar as embalagens para facilitar a identificação; 
• Utilize sapateiras caso o problema seja espaço. Elas podem ser colocadas embaixo da cama, atrás da porta ou no cantinho que sobra ao lado do guarda-roupa;
• Use formas para conservar melhor calçados especiais, como botas e certos tipos de sapatilhas ou sandálias;
• Organize os pares sem amontoá-los uns sobre os outros;
• Aposente seu calçado quando seu aspecto tornar-se insatisfatório ou a sola ficar muito gasta.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário