Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Tudo sobre portões
em: Construção e Reforma
03/11/2016 14:54
Os portões são a divisa entre a intimidade doméstica e o espaço público. Bem escolhidos e conservados, eles protegem e valorizam o imóvel 

Crucial para a segurança de uma casa, o portão evita a entrada de pessoas indesejáveis, impede que animais de estimação escapem e assegura a privacidade. Tem ainda valor estético, já que faz parte da fachada. 
Quem pretende instalar ou trocar o item pode optar pelos muitos modelos já prontos ou pelos feitos sob medida. Como eles variam conforme o material, o desenho e o tipo de abertura, é importante escolher aquele que seja adequado ao estilo da edificação e satisfaça às necessidades dos moradores. 

+ Escolhendo telhados

+ Escolhendo a porta certa
+ Reforma planejada

Além disso, a peça deve ser resistente. Por isso, comumente é fabricada em ferro, alumínio, madeira e aço. O vidro temperado, porém, tem conquistado espaço e já aparece em diversas residências. Confira as especificações dos diferentes tipos:
• De correr: consiste em uma folha que desliza para a lateral sobre um trilho. Manual ou automático, ele é indicado para construções que dispõem de área suficiente para o deslocamento do portão.  
• De abrir: tradicional e com funcionamento simples, é composto por duas folhas que se abrem para dentro ou para fora do imóvel. Também exige espaço extra de abertura. Embora a maioria das opções seja manual, algumas já são automatizadas. 
• De elevação (basculante): prático e ideal para fachadas estreitas, necessita apenas do espaço vertical para ser aberto. Geralmente, a abertura desse tipo é automática. 

De olho na manutenção e segurança
A durabilidade e o custo com a conservação são outros quesitos para considerar quando for adquirir o produto.
Enquanto portões de ferro precisam de cuidados periódicos para evitar ferrugem, os de madeira demandam lixamento e aplicação de tinta ou verniz. Apesar de serem mais caros, os de alumínio requerem menos manutenção, já que são inoxidáveis. Os de aço, por sua vez, são bem resistentes, mas necessitam de limpeza regular, principalmente se forem território de urina de cães e gatos, que corrói o material.
Para garantir uma casa mais segura contra ladrões e acidentes, é possível incluir alguns elementos no portão: sistemas antiesmagamento e antiarrombamento, isolamento contra entrada de água e vento e codificação dos controles remotos, que impossibilitam clonagem.
A automatização também é uma grande aliada ao combate a invasores. Seu tempo de abertura depende do tamanho da folha, mas geralmente é de 18 segundos. Há alguns motores mais rápidos que realizam a ação em apenas nove segundos. Mesmo que o sistema trave o portão, principalmente à noite e em viagens, é recomendado usar um cadeado e uma trava mecânica no bracinho do motor, pois ele só está preso a um pino, que facilmente pode ser quebrado caso esteja acessível pelo lado da rua. Lembre-se, ainda, que portões automáticos exigem aplicação de lubrificante nos rolamentos a cada seis meses.
 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário