Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Meu amigo secreto é
em: Datas Especiais
01/12/2016 10:50
 Já é tempo de começar os preparativos para o amigo oculto. Saia do convencional e inove na brincadeira.

Fim de ano é época de confraternização na família, no trabalho ou na escola. Também é ocasião de trocas de presentes. Nada mais divertido do que aliar esses dois costumes e organizar o famoso amigo secreto. 
A brincadeira é uma alternativa para presentear sem gastar muito. E o melhor: todos saem ganhando. No Brasil, a versão tradicional é aquela em que os nomes dos participantes são escritos num papelzinho e sorteados com antecedência à data do evento. Aí fica aquele suspense no ar. Normalmente, é combinado um valor para o objeto a ser trocado. Recadinhos também podem ser enviados para o grupo dando pistas a quem você tirou, do que quer ganhar ou só por zoação. No momento da revelação, o amigo oculto descreve características da pessoa sorteada e os demais tentam adivinhar quem é.
Existem, porém, variações que podem deixar a brincadeira mais animada.

+ Significado das datas comemorativas
+ Como fazer uma cesta para presentar
+ Presentear não é tão difícil

Amigo temático:
a ideia é o grupo eleger um tema para a lembrancinha. Assim, ninguém fica na dúvida sobre o que comprar. Algumas possibilidades são agenda, caneca, cerveja artesanal, CD, chocolate, DVD, livro, panetone, produto sustentável ou o que mais a imaginação bolar. 
Amigo econômico:
perfeito para quem está sem grana, fixa-se uma quantia simbólica (geralmente até R$ 10) como valor máximo para os mimos. A intenção é não deixar o fim de ano passar em branco.
Amigo ladrão: nessa sugestão, o que fica secreto é o presente. Funciona assim: cada pessoa compra um objeto unissex no valor estabelecido, embrulhando-o de modo a disfarçar o conteúdo. Para isso, vale usar caixas, jornais e muita criatividade. Por meio de sorteio, os integrantes recebem um número. Aquele que tirar o 1 começa a brincadeira, escolhendo uma embalagem. Os próximos, por sua vez, têm o direito de pegar um embrulho na mesa ou roubar o de outro membro. Só quando o dono do último número estiver com o seu pacote o jogo terá fim e todos poderão abrir as lembranças. Antes de iniciar a brincadeira, devem ser definidas quantas vezes o mesmo item pode ser roubado.
Amigo surpresa: se a turma não está com muito tempo para o sorteio dos nomes, essa opção é a ideal. Os participantes compram presentes que sirvam tanto para homens quanto para mulheres e o sorteio dos nomes é feito no próprio dia da festa. 
Amigo dança das cadeiras: aqui a alegria está garantida. Cada um leva um mimo unissex, que é numerado pela ordem de chegada. Todos participam da dança das cadeiras. O primeiro a ser eliminado recebe o pacote nº 1; o segundo, o nº 2; e assim por diante. O vencedor da dança pode ficar com o último embrulho ou trocá-lo com quem desejar. Assim como no amigo ladrão, as embalagens só podem ser abertas no fim da brincadeira.
Amigo mensagem: outra forma de mostrar afeto é com palavras. Os integrantes compram um cartão para quem tirou, onde escrevem votos de boas festas, músicas de amizade ou histórias emocionantes e engraçadas vividas por eles.
Amigo da onça ou inimigo secreto: O propósito é zoar com o outro, dando-lhe algo de mau gosto ou inútil. Na hora da entrega, o amigo da onça descreve os defeitos de quem sorteou e a lembrancinha deve ser usada na frente de todos. Para garantir muita risada, essa versão exige que a turma tenha bastante intimidade e bom humor.
Amigo secreto ao contrário: cada participante precisa acertar quem o sorteou. Para isso, é colocada uma venda nos olhos do sorteado e seu amigo se revela para a turma. Em seguida, o vendado faz algumas perguntas para tentar adivinhar quem o tirou. É essencial combinar a quantidade de tentativas por rodada. Se a pessoa não acertar, paga um mico. 
 
Dicas para se dar bem
• Exceder o valor acertado para os presentes pode ser visto como bajulação ou exibicionismo;
• Complementar a lembrancinha com um cartão é sempre uma boa pedida e, também, uma forma de demonstrar carinho;
• Levar em conta o gosto do sorteado ao comprar o mimo é fundamental.
• Dar vales-presentes é sinônimo de que você só quis facilitar a sua vida. 
 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário