Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Clube de Campo do ABC
em: Santo André, passado presente
12/01/2017 12:33
A pedido de nossos leitores, a capa desta edição apresenta o memorável Clube de Campo do ABC.

Em documento fornecido ao acervo do Museu de Santo André, o fundador da Santapaula Melhoramentos e Imóveis, Adelino Boralli, conta que adquiriu um lote de 3.800 milhões m2 no município de Santo André em 1958.
Uma área de 240 mil m2 com visão privilegiada para a Represa Billings foi destinada ao clube. O terreno restante, ele loteou e comercializou, originando o bairro hoje conhecido como Recreio da Borda do Campo.
O projeto do clube previa a construção de capela, churrasqueiras, departamento náutico e de pesca, piscinas, playground infantil, setor esportivo e uma sede social com salões de festas e de jogos e restaurante
Com funcionários trabalhando em “ritmo superacelerado”, inclusive aos domingos e feriados, o espaço foi inaugurado em 31 de dezembro de 1960. O novo espaço propiciou lazer aos trabalhadores da região, que não possuíam atividades ou áreas para entretenimento. Foi responsável, ainda, por inovar o conceito de clubes existente no Brasil e servir de modelo para outros que surgissem.

+ Teatro Municipal de Santo André

+ Orquestra Sinfônica de Santo André
+ Paço Municipal de Santo André
 
Após a inauguração, a Santapaula Melhoramentos e Imóveis doou definitivamente o imóvel, acrescido de duas outras áreas, para o Clube de Campo do ABC.
Famoso e tradicional em época de carnaval, o clube organizava grandes festejos, que atraiam foliões de todas as partes. O local também foi palco para festas de debutantes, bailes de fantasia infantil, festas da cerveja, bailes da saudade e, até, concursos de miss piscina.
Em 2002, ele foi incorporado ao Esporte Clube de Santo André e atualmente funciona como sua sede de campo e náutica.
O estado de abandono em que se encontra hoje, no entanto, com várias instalações sujas e mal conservadas, não condiz com a alegria e a beleza das lembranças que o local proporcionou a tantos andreenses.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário