Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Panelas elétricas são vantajosas
em: Equipamentos e Utensílios Domésticos
19/01/2017 11:11
 Chegar em casa, depois de horas de trabalho, e ser recebido com o aroma de um jantar quentinho parece um grande sonho. Mas isso é possível graças à panela elétrica
 
Queridinhas das donas de casas e dos cozinheiros de plantão, as panelas elétricas estão cada vez mais populares no Brasil. Ligadas na tomada, elas funcionam como panelas inteligentes, trabalhando de acordo com as funções selecionadas e programadas.  
As primeiras marcas a chegarem ao País eram japonesas, vendidas por meio de canais de televisão a altos preços. Hoje, seu custo está acessível e há grande variedade de tipos e designs no mercado. 
Embora as engenhocas mais conhecidas sejam a de arroz, a de legumes e a de pressão, também existem a boleira e panificadora, a de fondue, a fritadeira, o grill, a pipoqueira, a sorveteira e outras tantas.
Em se tratando de vantagens, o maior atrativo é a praticidade. Fica difícil não se render ao apelo de conseguir um arroz soltinho e sem grãos queimados, e, ainda, não precisar controlar de perto o preparo no fogão. Como a panela elétrica possui timer, basta colocar os ingredientes e programar. Assim que o alimento estiver pronto, ela desliga sozinha. Algumas têm a função aquecer para conservar o prato quentinho.
O sabor dos alimentos é outro ponto positivo. Eles não perdem seus nutrientes e ficam com gosto de comida da vovó. Certos modelos, inclusive, vêm com bandejas ou tigelas especiais para cozimento no vapor. Depois de pronta, a comida pode ser levada até a mesa dentro da própria panela, uma vez que, a maioria possui cabo de alimentação removível para facilitar o transporte. O aparelho de pressão elétrico ainda é ótima alternativa para preparar carnes duras, pois a condensação formada durante o funcionamento deixa-as mais macias e apetitosas.
Na hora da limpeza, o eletrodoméstico tem suas facilidades. Pelo fato de a maioria conter peças removíveis, só é necessário retirá-las e fazer a lavagem com esponja e sabão. As partes presas, por sua vez, podem ser higienizadas apenas com pano úmido.  
A panela elétrica, contudo, possui algumas desvantagens. Se o botão “aquecer” ficar ligado por muito tempo para o arroz, por exemplo, pode ressecar e mudar a consistência do prato. Só que isso não vale para todas as receitas, como é o caso das sopas. 
Por ser um aparelho mais sofisticado e com diversas funções, o eletrodoméstico exige tempo para aprender a manipulá-lo corretamente. Às vezes, o manual de instruções pode ser um pouco complicado e, assim, dificultar o uso de todos os botões da forma desejada. 
Muitas pessoas evitam adquirir panelas elétricas com medo da conta de luz. Mas, na verdade, elas são grandes aliadas do bolso do consumidor. 
Análise realizada pela Proteste, comparando sete marcas de panela elétrica de arroz, mostrou que elas são capazes de gerar uma boa economia. O custo com energia elétrica é três vezes menor do que com gás. De acordo com a associação de defesa dos consumidores, ao se fazer arroz diariamente no aparelho em vez de usar o fogão a gás durante um ano é possível poupar R$ 65. 
O resultado é ainda mais animador em outra avaliação feita pela mesma entidade. Ao escolher cozinhar, uma vez por semana, feijão preto e carne assada na panela de pressão elétrica, dá para economizar mais de R$ 120. 
Além disso, os produtos avaliados nos dois testes foram considerados seguros nos quesitos segurança elétrica e térmica. Portanto, nenhum apresenta riscos de choque elétrico ou curto-circuito.
 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário