Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Apfelstrudel (rocambole de maçã)
em: Doces
16/02/2017 11:06
O Apfelstrudel é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena. A tradição sugere que seja servido ainda quente e com açúcar a gosto.

Grau de dificuldade
Médio
Tempo de preparo
2h00
Rendimento
8 porções
Ingredientes
Massa filo
1 xícara (chá) de farinha de trigo, 3 colheres (sopa) de óleo, 1 colher (sopa) de vinagre de maçã, água morna em quantidade suficiente para dar liga.
Recheio 
4 maçãs médias, 50 g de uva passa sem sementes, 30 ml de licor de amêndoas ou rum, 50 g de nozes (opcional), 50 g de açúcar, canela em pó ao gosto, manteiga o quanto baste, farinha de rosca o quanto baste.
Modo de preparo
Massa filo
Em uma vasilha, misture todos os ingredientes até obter uma massa homogênea e elástica. Sove bem a massa (15 a 20 minutos), embrulhe-a em um pano e deixe-a descansar por pelo menos 30 minutos. Após esse tempo, abra a massa em formato retangular até que fique bem fina, quase transparente.
Recheio 
Hidrate as uvas passas no licor por cerca de 10 minutos. Triture as nozes e reserve. Lave bem as maçãs, descasque-as, corte-as em fatias bem finas e reserve.
Montagem
Pré-aqueça o forno a 220°C. Unte uma assadeira com manteiga e reserve. Deite a massa sobre um pano enfarinhado e pincele-a com uma generosa camada de manteiga derretida. Polvilhe farinha de rosca sobre toda a superfície da massa. Deixando uma borda de aproximadamente 1 cm nas laterais, cubra a massa com as maçãs cortadas, salpique o açúcar e a canela sobre elas e, por fim, espalhe as nozes e as uvas passas hidratadas. Dobre as bordas da massa sobre o recheio e, a partir de uma das laterais menores do retângulo, enrole o rocambole. Usando o pano como apoio, coloque o strudel na assadeira. Pincele com uma gema de ovo misturada com algumas gotas de leite e leve ao forno médio por cerca de 40 minutos.
Dicas
1. Filo é uma palavra de origem grega que significa folha. Assim, o segredo de um apfelstrudel crocante reside em esticar muito bem a massa, deixando-a finíssima.
2. A forma tradicional de estender a massa é com as costas das mãos, mas você pode usar um rolo. O importante é que ela fique bem fina.
3. O apfelstrudel pode ser servido morno, acompanhado de sorvete de creme, ou frio, polvilhado com açúcar de confeiteiro, puro ou acompanhado de chantili.

Quer ver a sua receita publicada (gratuitamente) no blog e no guia impresso do guia Tá na Mão? Então envie ela pra gente! Basta clicar aqui e preencher o formulário.

Mais receitas de sobremesas:
+ Torta de Limão
+ Scones Doces
+ Pão de Ricota
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário