Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Clube Atlético Aramaçan
em: Santo André, passado presente
06/09/2017 10:12
 Assim como o gramado de um campo de futebol guarda chutes, dribles e vitórias, o salão do Clube Atlético Aramaçan tem entre suas lembranças bailados, xotes, pulos carnavalescos e a alegria de milhares de pessoas que por ali tiveram momentos inesquecíveis.
 

Um olhar histórico permite entender o clube não apenas como um centro esportivo e de convivência, mas também como um museu de memórias musicais e diversões juvenis que ainda contagiam quem por ali passa nos dias atuais.
O palco do Aramaçan sustentou as vozes de ícones da música brasileira, como Roberto Carlos, Raul Seixas, Wilson Simonal, Barão Vermelho, RPM, Titãs e outros. Para quem frequentou os shows, o ambiente está marcado por uma harmonia inebriante que faz o público voltar à adolescência, revivendo a vontade de aproveitar o que de melhor a vida pode oferecer. Mas a que se deve essa fama de juventude eterna? Analisando o crescimento de um dos mais famosos clubes do ABC Paulista, é possível arriscar uma teoria para essa questão.

+ A história do Sesc Santo André
+ Primeiro de Maio Futebol Clube e a Vila Mimosa
+ Clube de Campo do ABC
 
O Aramaçan foi fundado em 6 de agosto de 1930 por 22 rapazes. Boa parte desse grupo era composta por funcionários públicos que tinham o esporte como paixão. Ou seja, o clube já nasceu jovem. O nome foi sugerido por um dos fundadores, Quirino Motta Júnior, em referência ao peixe aramaçã. A sede foi construída nas proximidades de um lago formado pelo córrego Guarará, em propriedade que na época pertencia à família Guazzeli. Ali o grupo praticava natação e remo, fazendo jus ao nome de peixe da agremiação.
Até meados da década de 1940, o clube se dedicou a agregar associados e diversificar as modalidades esportivas, passando pelo futebol, basquete e vôlei. A partir de 1950, iniciam-se os anos dourados das festas, bailes, shows e comemorações. Esses eventos eram realizados na sede da Rua Abílio Soares, onde os sócios-fundadores faziam as reuniões do clube.
Apesar de ter sido preciso aterrar o lago que originou o clube, por estar contaminado, as décadas seguintes foram marcadas pela expansão, com a construção de campos de futebol, ginásio de esportes, quadras, piscinas, pistas de boliche e o famoso salão social.
Seguindo a tradição, o baile comemorativo dos 87 anos do clube, realizado em 26 de agosto de 2017, exigia traje social completo, como nas festas de gala de outrora. Para ficar na memória.
 
Fonte: Clube Atlético Aramaçan
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário