Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Dicas para usar gesso na decoração
em: Decoração
17/01/2018 09:46
Em sancas, forros e até armários, material é democrático e fica bem da sala ao quarto

O gesso é um material simples e de fácil manutenção. Em ambientes internos, serve tanto para arremates quanto para construções funcionais, com amplo uso na decoração. Para tanto, é preciso criatividade aliada à técnica, o que torna valioso o auxílio de um profissional como arquiteto ou decorador de interiores
Se você está pensando em mudar o visual da residência ou construir com toque de personalidade, aqui vão algumas dicas de como utilizar o gesso.

+ As melhores formas de usar as cores na decoração
+ Praticidade, resistência e ambiente clean: veja os benefícios dos pisos frios
+ Texturas conferem charme e durabilidade às paredes

Sancas
São ótimas para deixar o ambiente moderno e iluminado. Existem diversos tipos de sanca, por isso, conhecer o projeto e adequá-lo ao seu estilo é importante antes de optar por um modelo. 
As abertas, com acabamento nas laterais, são indicadas para salas de estar e jantar e áreas de convívio comum dos moradores. Elas permitem o aproveitamento do espaço central do teto, escondendo as lâmpadas nas laterais. Nesse caso, o recomendável é usar lâmpadas de LED. 
Em salas de jantar, luminárias e lustres podem ser instalados logo acima da mesa. Dessa forma, a iluminação ganha aspecto que vai além da mera funcionalidade, compondo ambientes decorativos agradáveis aos olhos.
 
Paredes
Por que pensar apenas no teto? Paredes e divisórias verticais ganham decoração diferenciada com o uso do gesso. Melhor: esse material pode ser empregado para construir prateleiras e até mesmo painéis e racks. Para comportar objetos muito pesados, como televisores, é necessário um reforço na estrutura. Porém, para peças decorativas como vasos, essa técnica é uma ótima opção pela leveza e luminosidade que se destacam no ambiente.
O gesso permite transformar toda a parede em uma peça de arte. Com relevos em 3D, formas ondulares trazem aconchego e modernidade aos espaços internos. Curvas e sobressaltos quebram a frieza da geometria quadrangular e dão um toque de boas-vindas aos visitantes. 
 
Forros
Os forros de gesso não precisam ser estáticos e somente funcionais. Podem ser entrecortados por vidros, cristalinos ou opacos, contendo lâmpadas de luminosidade forte – aqui, novamente, entram as de LED. 
Se a técnica for empregada em corredores e ambientes de passagem, não é preciso exagerar na quantidade de luzes. As lâmpadas dos forros também podem ser voltadas para as paredes, caso sejam de cor branca ou tonalidades leves, a fim de destacar artigos de decoração como quadros e telas.
 
Armários
O gesso pode ser empregado na construção de laterais de armários, guarda-roupas e closets. A combinação com madeira se faz necessária para as gavetas. Prateleiras e demais divisórias podem ser totalmente de gesso. 
Armários embutidos feitos com gesso possuem uma peculiaridade: com pouca mão de obra, é possível retocar a cor do material, recuperando o branco e o aspecto novo. Em caso de trincas e defeitos, a reposição de placas e fechamento de buracos não demandam muito esforço.
De modo geral, peças decorativas feitas com gesso garantem beleza constante. A depender dos reparos, podem ser feitos pelos próprios moradores e, mesmo que haja a necessidade de um profissional especializado, construção e recuperação de gesso é rápida e não causa muita sujeira.
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário