Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Universidade Federal do ABC
em: Santo André, passado presente
14/03/2018 10:15
Com 12 anos de atuação, a Universidade Federal do ABC (UFABC) mudou a qualidade do ensino superior na região.

Nela, o nível mínimo de formação dos professores é o doutorado. A maioria é dedicada à pesquisa em diversas áreas do conhecimento – inclusive com parcerias internacionais. Para os alunos, a universidade representa o despertar do conhecimento e a importância de gerir os próprios estudos, uma vez que os eixos, horários e grades de matrícula são diferentes das instituições mais tradicionais do País. 

+ Ciências e muito aprendizado: conheça o Sabina Parque Escola do Conhecimento
+ Confira a história da Biblioteca Nair Lacerda
+ Artes e cultura: conheça o Sesc Santo André
 
A UFABC foi fundada em 26 de julho de 2005, com dois cursos de ingresso: Bacharelado em Ciências e Tecnologia e Bacharelado em Ciências e Humanidades. O prazo mínimo de conclusão dessas modalidades é de três anos. O aluno recebe diploma e pode optar pelos cursos de cada um dos eixos, que vão de engenharia aeroespacial à filosofia.  
De acordo com o livro UFABC 10 anos, novos caminhos para o ensino superior, publicado em 2015 para comemorar a primeira década de funcionamento da instituição, mais de 14 mil alunos já passaram pelos cursos de graduação e pós-graduação. Em outubro passado, aproximadamente 25 mil alunos cursavam a graduação na universidade, enquanto a pós contava com quase dois mil matriculados. 
A cada ano, novos prédios e cursos são incorporados aos dois campi – Santo André e São Bernardo. O diferencial da instituição está no ensino e na relação com os alunos e a comunidade. Arte, esporte, lazer e cultura fazem parte da rotina obrigatória, o que justifica o estímulo à criação de grupos de teatro, música, artes circenses, fóruns de debate e outras formas de integração entre os estudantes também é incentivada.
No ensino, a UFABC adota o modelo quadrimestral: são três quadrimestres letivos por ano. Pouco tempo para estudar, mas a estrutura didática favorece esse fôlego. Bibliotecas informatizadas com acervo atualizado e espaços para leitura e estudos individuais e em grupos, salas de informática e rede wi-fi compõem o suporte básico. A universidade também conta com refeitórios estudantis, transporte gratuito entre os campi e projetos de integração entre cursos e que envolvem a sociedade do entorno. 
Além de premiações nacionais e internacionais, a UFABC aparece entre as 12 instituições de ensino superior no nível máximo (5) do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), publicado em novembro de 2017 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário