Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Primeiro de Maio Futebol Clube - Vila Mimosa
em: Santo André, passado presente
01/04/2013 12:22
A atual sede do Primeiro de Maio Futebol Clube ocupa grande parte do que foi a Vila Mimosa, uma das residências de veraneio dos Murray em Santo André. Enquanto o Sítio Tangará - a outra propriedade - era utilizado sobretudo para a prática de golfe e cavalgadas, o imóvel do centro era onde a família ficava por mais tempo e onde recebia seus convidados.

Não existem informações precisas sobre quando Charles Robert Murray adquiriu a chácara.

Com quase 21 mil m2 e uma localização privilegiada, a Vila Mimosa possuía sede, quadra de tênis, piscina, salão de jogos, bosque, casas para caseiro e empregados, duas estufas para plantas, dispensa e depósito de ferramentas, duas garagens, cocheira, poço artesiano e tanque coberto para lavar roupa(1 e 2). Embora tenha sido declarada de utilidade pública em 1954, a chácara não chegou a ser desapropriada. Ao menos não totalmente.

Além da Prefeitura, no início dos anos 60 o Tênis Clube de Santo André demonstrou interesse pela propriedade. Foi o Primeiro de Maio, no entanto, que acabou arrematando-a por Cr$ 155 milhões (aproximadamente R$ 11 milhões)(3) em um leilão realizado em 12 de junho de 1962, no Rio de Janeiro, onde os Murray moravam. Para financiar parte dos custos, dois lotes do imóvel com frente para a Rua Elisa Fláquer foram vendidos(2) e o clube inaugurou sua nova sede em 1963.

Na década de 70, a antiga chácara foi novamente reduzida pela desapropriação de duas faixas, destinadas à canalização do Córrego Carapetuba e ao prolongamento da Rua Álvares de Azevedo. Quase nada sobrou da Vila Mimosa original hoje em dia. Da casa principal, com seus 668 m2, resta apenas parte da fachada, preservada em uma construção com cerca de 150 m2.

(1) Decreto nº 872, de 11 de setembro de 1954.
(2) Toledo, Michael. O Sítio Tangará e a Vila Mimosa. Aspectos históricos da família Murray e sua relação com o município de Santo André. Santo André: Museu de Santo André Dr. Octaviano Armando Gaiarsa, 2009. Orientador: Suzana Cecília Kleeb.
(3) Atualização feita pela ferramenta "Correção de Valores", da "Calculadora do Cidadão", disponibilizada na página do Banco Central (www.bcb.gov.br), com base no IGP-DI/FGV, considerando o período de 06/62 a 04/12.

x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário