Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Eu só quero chocolate
em: Estética e Beleza
10/02/2014 08:50
Foi-se o tempo em que o chocolate era conhecido somente como inimigo da boa forma. Tratamentos de pele, de cabelo, banhos relaxantes, perfumes e uma infinidade de produtos à base da guloseima são a sensação da indústria de cosméticos.

A civilização asteca foi a primeira a usufruir dos atributos naturais do cacau (matéria-prima do chocolate) em banhos para relaxamento e hidratação da pele. Mas o prazer era reservado apenas à elite real e amigos.
Mais democrático, o aproveitamento atual da substância é bem diversificado. Da casca dos grãos de cacau com propriedades emagrecedoras e ação anti-radical livre que inspiram cremes faciais e corporais, ao aroma inebriante e antiestresse presente em novas fragrâncias de perfumes, o chocolate chegou na indústria cosmética para ficar.

+ Pele desidratada: evite esse mal
Receitas para você preparar um verdadeiro SPA em casa
+ Cuidados estéticos na gravidez

Rico em ácidos graxos que evitam ressecamento ou perda de água e proporcionam maciez e vitalidade à pele, o cacau é um poderoso hidratante de excelente performance em loções corporais, protetores labiais e produtos para o cabelo.
Em spas, foram criados tratamentos completos: esfoliação para retirada de células mortas da pele, massagens relaxantes, máscaras faciais de peeling ou hidratantes, banhos de ofurô, tudo inclui produtos à base de chocolate.

Dos pés à cabeça
A indústria de cosméticos aproveitou a redescoberta das propriedades benéficas da fruta e lançou uma diversificada gama de produtos. É possível encontrar batons com um leve aroma de cacau, óleo para massagem, creme para as mãos, barras de sabonete em forma de chocolate e sabonete líquido, cera para depilação no formato roll-on ou em potes, gel para massagem corporal e creme dental, apelo irresistível para incentivar os pequenos na higiene bucal.
Para quem quer manter o bronzeado constante, a dica é o bronzeamento de chocolate. A técnica não mancha nem resseca a pele e tem como diferencial o aroma adocicado e agradável típico da guloseima, diferente de outros tipos de bronzeamento que utilizam produtos com cheiro forte.
E quem diria, o inimigo número um das dietas pode ajudar até na perda de medidas. Extraído à base de xantinas, o cacau, além de ser antiestressante, atua como um fito-emagrecedor com atividade lipolítica reconhecida e utilizada para tratamento de gorduras localizadas.
Mas, atenção: dermatologistas alertam que o chocolate produzido pela indústria alimentícia não é indicado para uso estético, pois além de não aproveitar todas as propriedades, pode causar alergias. E fique atento às formulas: produtos com alta concentração da substância não são recomendados para peles muito oleosas.

E nos cabelos
Não faltam opções para todos os tipos de cabelos. Há xampus, máscaras e condicionadores, hidratantes, desembaraçantes, antifrizz, linhas próprias para madeixas encaracoladas, escuras, etc.
Na busca por cabelos lisos, as mulheres encontraram propriedades altamente benéficas, que substituíram o uso de formol na escova progressiva. A grande pedida – apesar do preço médio de R$ 200,00 – é a escova de chocolate, ideal para reduzir volume, alisar e definir cachos.
Feita com utilização de queratina líquida, proteína da seda e matérias-primas naturais, como extrato de cacau e cafeína, a escova tem duração média de dois meses, mas requer cuidados: é preciso ficar três dias sem lavar ou prender os cabelos após a aplicação. A manutenção garantirá efeito prolongado se incluir hidratação ou cauterização mensal.
Entre as novidades, a cauterização de chocolate promete hidratação profunda com tratamento à base de queratina e essência de chocolate. É indicada para qualquer tipo de cabelo e tem ação fundamental na reparação de fios danificados por química.
Outra alternativa é a drenagem capilar de chocolate. Feita também com extrato de chocolate e queratina, mas com fórmula diferenciada da cauterização, reduz o volume e oferece brilho e maciez, deixando os cabelos com fragrância levemente adocicada que estimula bem-estar. O atrativo é o aproveitamento dos ácidos graxos para nutrir os fios, protegendo-os da ação prejudicial de sol, água do mar ou piscina, tinturas e relaxamentos.

Imagem: © Marco Mayer - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário