Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Homens, cuidem-se
em: Especialidades
07/03/2014 09:20
A medicina preventiva não é exclusividade das mulheres. Os homens devem, também, realizar exames periódicos.

Estimular a realização de exames de rotina pelos homens é parte de um programa do lançado pelo Ministério da Saúde, o Pré-natal Masculino. A iniciativa inclui, ainda, o engajamento dos homens no acompanhamento da gestação, do parto e no desenvolvimento da criança.
O programa faz parte da Política de Saúde do Homem, que visa à melhoria das condições de saúde desta população. Segundo o coordenador da área técnica de Saúde do Homem, Eduardo Chakora, é perceptível, nos levantamentos e dados estatísticos, que os homens, na sua pluralidade, têm medo de descobrir doenças. “Paradoxalmente, acham que não vão adoecer e, por isso, não se cuidam. Quando procuram os serviços de saúde, na maioria das vezes, não seguem os tratamentos recomendados. Homem que se cuida pode preservar sua saúde e qualidade de vida em praticamente todo ciclo de vida”, sinaliza.

+ Hipertensão: tratamento para a vida toda
+ Cuidados para evitar o câncer de pele
+ Longas jornadas no computador podem prejudicar a saúde

A saúde masculina está em estado de atenção nos últimos tempos. Pesquisas indicam maiores taxas de mortalidade entre os homens, que vivem, em média, oito anos a menos do que as mulheres.
Dados do Ministério da Saúde apontam as principais enfermidades que acometem o homem brasileiro: do aparelho circulatório (hipertensão, diabetes, infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais/encefálicos), do sistema gastroenterológico (úlceras e gastrites), do aparelho respiratório (asmas, bronquites e doenças pulmonares obstrutivas crônicas) e os cânceres (traquéia, brônquios, pulmão, próstata, estômago, esôfago, não-melanoma). Em todos os casos, a detecção precoce do problema aumenta, consideravelmente, as chances de cura.

Guia do check-up masculino
Recomenda-se a realização:

Anualmente, após os 20 anos ou a partir do início da atividade sexual e por usuários de drogas injetáveis • Sorologia para verificar a existência de anticorpos ou determinados vírus, como os da hepatite B e C, HIV, mononucleose e citomegalovírus (herpes)
Anualmente, a partir dos 30 anos (ou antes, dependendo de fatores de risco e histórico familiar)• Exames de sangue para analisar os índices e a regularidade de nutrientes;
• Glicemia de jejum para prevenir e detectar o diabetes;
• Colesterol;
• Triglicérides;
• Proteína C Reativa, que só aparece quando há infecções. O exame é importante para detectá-las, diferenciando as virais das bacterianas;
• Exame de urina para detectar possíveis infecções e doenças renais;
• Exame de fezes para identificar a presença de parasitas, ovos, larvas e protozoários no organismo.
A partir dos 40 anos (ou conforme indicação médica, mediante avaliação de fatores de risco)• Exame da próstata – Existem três exames para detectar o câncer de próstata: o toque retal, a ultrassonografia transretal e o PSA (antígeno prostático-específico);
• Prevenção e detecção de problemas cardiovasculares e outros tipos de câncer em homens.

 
Dicas para a boa saúde masculina
“Os homens precisam rever suas atitudes e hábitos e sentir que, muitas vezes, a sensibilidade e o cuidado são fortalezas que podem prevenir males de diversas ordens”, reflete Chakora.
O especialista sugere algumas atitudes básicas que podem colaborar para reduzir drasticamente a presença de fatores de risco:
• Ter uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e verduras, com pouca ingestão de gorduras saturadas;
• Praticar de atividades físicas com regularidade, ao menos três vezes por semana, durante 30 minutos;
• Evitar bebidas alcoólicas em excesso e não fumar;
• Atentar à medicina preventiva, realizando exames e consultas periodicamente, de acordo com indicação da faixa etária; e
• Manter-se produtivo, tanto no campo do trabalho como no do lazer. Construir e cultivar relações de amizade e laços afetivos gratificantes com os colegas, amigos, família e com a comunidade.

Imagem: © auremar - Fotolia.com
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário