Selecione seu local x
Pesquisar meu local atual

Artigos e Receitasver todas as matérias

Sai ou não sai?
em: Vestuário
10/03/2014 09:40
Manchas em roupas são desagradáveis, mas a grande maioria delas pode ser removida hoje em dia. Para isso, é necessário apenas obedecer a alguns cuidados essenciais.
 
O ideal é tratar da nódoa imediatamente após notá-la e, principalmente, antes de lavar a peça. O primeiro passo é raspar delicadamente com espátula de plástico ou pinçar com papel absorvente o excesso de sujeira. Água quente ou ferro elétrico só devem ser utilizados em casos específicos, como para retirar gordura, pois altas temperaturas tendem a fixar ainda mais a mancha no tecido.

+ O que significam os símbolos das etiquetas?
+ Você sabe, de fato, arrumar as malas?

Antes de utilizar um removedor ou qualquer outra fórmula tira-manchas, é necessário fazer um teste em uma parte escondida da roupa para certificar-se de que o produto não causará estragos (coloque um pano grosso, limpo e seco do outro lado do tecido, a fim de não deixar o líquido passar para o outro lado da peça). Além disso, para não espalhar a mancha, a limpeza deve começar sempre das bordas em direção ao centro.

Como limpar
Barro: Raspe toda a parte endurecida do barro com uma escova (caso o tecido seja muito delicado, escolha uma com cerdas moles) e, depois, lave a peça com água fria e sabão. Se houver impregnação, tente diluir duas colheres das de sopa de vinagre branco em 250 ml de água.
Batom: Vire a roupa do avesso e passe uma pasta de sabão em pó e água. Force um pano limpo, preferencialmente branco, sobre a nódoa e depois lave a parte ensaboada com um pano úmido. Por último, passe um pano bem seco.
Café: Molhe imediatamente com água fria e, a seguir, esfregue levemente com um pano embebido em vinagre branco. Sobre tecido branco, utilize água oxigenada 10 volumes.
Caneta: As tintas usadas nas esferográficas variam e algumas não podem ser removidas. Imediatamente após sujar uma roupa com caneta tinteiro ou esferográfica, passe removedor de esmalte de unhas (se o tecido não for delicado) ou álcool e sabão.
Cerveja ou vinhoUse uma parte de água oxigenada diluída em três partes de água limpa. As manchas de vinho também podem ser tratadas como as de frutas (ver abaixo), mas devem ser cobertas com sal antes de jogar a água fervendo.
Chiclete: Endureça-o com um pedaço de gelo ou coloque a peça no congelador até que ele endureça e possa ser facilmente retirado.
ChocolateUse água quente com sabão ou molhe imediatamente com água fria e esfregue um pano embebido em vinagre branco.
Coca-Cola: Esfregue manteiga imediatamente sobre a nódoa e lave em bastante água quente com sabão em pó.
Ferrugem: Molhe a área afetada com sumo de limão, cubra-a com sal e exponha ao sol forte.
Frutas: Despeje água fervendo do lado avesso para o direito. Se não sair, experimente água oxigenada. Em tecidos não laváveis, utilize álcool.
Gordura (banha, manteiga): O calor torna a limpeza mais fácil. Coloque farinha de trigo sobre a mancha e um mata-borrão limpo sobre a farinha. Passe um ferro bem quente sobre o mata-borrão, até que haja absorção da gordura. Escove a farinha fora. Repita a operação até a limpeza completa.
Graxa: Com o auxílio de um ferro elétrico, aqueça bem a área afetada. Misture varsol com talco, espalhe sobre o local e deixe secar. No dia seguinte, escove fortemente para retirar todo o talco.
Leite com café ou com chocolate: São facilmente removidas quando lavadas de imediato. Se a sujeira secar, misture água quente e gema de ovo, esfregue bastante o local e lave em seguida. Se a nódoa persistir, experimente passar álcool.
Mofo: Esfregue vaselina líquida na parte suja e deixe o produto agir de um dia para outro. No dia seguinte, limpe com um pano macio. Em artigos de couro, passe um pano umedecido com álcool.
Sangue: Uma maneira fácil de remover o sangue, tanto o ainda úmido quanto o já ressecado, é deixar a roupa de molho por alguns minutos em água morna. As manchas recentes também podem ser eliminadas com água fria e sabão. As sujeiras mais difíceis devem ser tratadas com algumas gotas de tetracloreto de carbono, depois com uma parte de água oxigenada diluída em três partes de água e, finalmente, lavadas em uma solução composta por uma parte de amoníaco líquido para 10 partes de água.
Tinta látexPara limpar facilmente tecidos de algodão, esfregue limão na área atingida, deixe agir por duas horas e, em seguida, lave a peça.
Tinta a óleo: Raspe boa parte da tinta endurecida e, depois, aplique uma solução aguarrás e amoníaco em partes iguais.
Transpiração: Lave em água morna e detergente. Para remover as manchas recentes, molhe-as em uma solução de amoníaco (uma colher das de sopa dissolvida em um litro de água) e depois enxágüe com água pura.

Imagem: © Ljupco Smokovski - Fotolia.com 
x

URL



Redes Sociais

Email

x
Seu nome
Seu email
Comentário